Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 14, 2007

A nova TV com tela ultrafina

Magrinha e poderosa

Nova TV tem apenas 3 milímetros de espessura
e imagem superior às de plasma e LCD


Rafael Corrêa

Kim Kyung Hoon/Reuters
A nova TV:nas lojasjaponesas atéo fim do ano

As TVs de plasma e de LCD são hoje o objeto do desejo de quem pretende comprar um televisor. Mas em poucos anos elas estarão obsoletas. Na semana passada, a Sony anunciou o lançamento de uma nova geração de TVs ultrafinas, com apenas 3 milímetros de espessura. Os aparelhos usam a tecnologia Oled, sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz. A Samsung e a Toshiba também se preparam para lançar TVs fabricadas com o mesmo sistema. A tecnologia Oled é considerada o próximo passo na evolução das TVs finas porque oferece uma resolução de imagem maior do que nas TVs atuais e ainda consome menos eletricidade. A tela dos novos televisores é feita com materiais plásticos à base de moléculas de carbono (daí serem chamadas de orgânicas) que emitem luz própria quando são estimuladas por uma corrente elétrica. O processo é semelhante àquele que faz com que os vaga-lumes brilhem. Essas substâncias são depositadas sobre filmes plásticos e prensadas entre dois eletrodos – materiais que conduzem eletricidade. Quando a corrente elétrica flui entre os dois eletrodos, as substâncias emitem luz, formando a imagem na tela.

As TVs com tecnologia Oled proporcionam mais brilho, contraste e nitidez de imagens do que os televisores hoje disponíveis. Além disso, podem ser vistas mesmo por quem está num ângulo desfavorável em relação à tela. A tecnologia já é utilizada em algumas câmeras digitais e celulares. O desafio dos fabricantes era desenvolver um método que permitisse produzir telas maiores e em larga escala. Até o anúncio da Sony, previa-se que os primeiros aparelhos Oled deveriam chegar às lojas apenas no fim da década. A empresa japonesa saiu na frente, disposta a dominar o mercado mundial de TVs finas, avaliado em 35 bilhões de dólares. Mas o desafio foi vencido apenas em parte. A tela do novo televisor, mesmo inovadora, é muito pequena para os padrões atuais das TVs – tem apenas 11 polegadas. Não serve para atender uma família inteira numa sala grande. Embora a Sony não tenha revelado quanto custarão as novas TVs, sabe-se que o preço será para poucos bolsos. Como ocorreu com os televisores de plasma e de LCD, levará alguns anos até que a tecnologia Oled alcance um preço que seja acessível à maioria dos compradores.

Como funciona o sistema Oled
• A tela é feita de materiais plásticos que reproduzem o processo natural de geração de luz dos vaga-lumes
• No caso dos vaga-lumes, a luz é produzida por meio de reações químicas. A tela Oled usa a corrente elétrica para obter o mesmo efeito
• Quando estimulados pela eletricidade, os materiais plásticos passam a emitir luz nas cores verde, vermelha e azul

Por que a TV é tão fina
• As camadas de plástico que formam a imagem são 200 vezes mais finas que um fio de cabelo
• Os 3 milímetros de espessura da nova TV se devem à moldura que sustenta o aparelho e a seus circuitos eletrônicos

Arquivo do blog