Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 14, 2007

Pesquisa mostra que fazer regime engorda

Fazer regime engorda

Ironia cruel: estudo mostra que, no fim
das contas com a balança, a gordura vence

Ch/Acollection/Getty Images

Pesquisa realizada por psicólogos da Universidade da Califórnia em Los Angeles, a UCLA, acaba de comprovar o que muita gente que fez regime a vida inteira já desconfiava: dietas emagrecem num primeiro momento, mas é só parar que a pessoa engorda tudo novamente. Pior: engorda mais. "Inicialmente, a pessoa pode perder entre 5% e 10% do seu peso. Mas a maioria recupera tudo", afirma Traci Mann, professora de psicologia e autora do estudo, publicado na edição de abril da American Psychologist, publicação da Associação Americana de Psicologia. Junto com uma equipe de alunos, Traci analisou um total de 31 estudos que acompanharam efeitos de dietas em diversos grupos de pessoas por um período entre dois e cinco anos. "Concluímos que teria sido melhor se não tivessem feito dieta nenhuma. O peso seria mais ou menos o mesmo e seus organismos não teriam sofrido os efeitos negativos de ganhar e perder peso continuamente", diz.

Ressalvando-se que o tema analisado foram as dietas periódicas, não aquelas palavras que os combatentes do peso detestam engolir – reeducação alimentar –, os dados são cruéis. Entre um e dois terços dos pesquisados recuperaram mais quilos do que o total perdido ao longo de quatro a cinco anos. E o número pode ser bem maior, visto que em vários estudos eram os próprios rotundos objetos que comunicavam o estado de suas medidas, por telefone, ao centro de controle – com todas as omissões e desvios da realidade aí contidos. Um estudo mostra que, no grupo monitorado durante menos de dois anos, 23% das pessoas recuperaram mais do que perderam; no que foi controlado por mais de dois anos, 83% engordaram de novo. Outro estudo registra aumento efetivo de 5 quilos em metade dos pesquisados, cinco anos após o primeiro regime. "A dieta é um indicador consistente de futuro aumento de peso", avisa com crueza Janet Tomyiama, co-autora da pesquisa.

Com sua experiência de décadas de receitas de reeducação alimentar, o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do Grupo de Obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, considera que a pesquisa faz todo o sentido. "As dietas têm dois grandes problemas que fazem a pessoa voltar a engordar: são pouco prazerosas e são provisórias. Numa dieta, a comida controla você. O segredo para emagrecer e não voltar a engordar é você controlar o que come, mas comer de tudo", ensina. O endocrinologista Geraldo Medeiros tem opinião diversa. "Dieta funciona perfeitamente para a menina que brigou com o namorado e comeu chocolate sem parar, a mulher que engordou 18 quilos na gravidez mas antes era magra, o menino que perdeu o emprego e a auto-estima. Essas pessoas recuperam uma vida saudável sem voltar a engordar", diz. E manda um recado para Traci e demais pesquisadores: "Esses psicólogos deveriam cuidar de depressão, transtornos compulsivos, e deixar que os médicos especialistas cuidem de dietas".

Arquivo do blog