Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 04, 2008

VEJA Recomenda



CINEMA

Divulgação
Os Mosconautas no Mundo da Lua: desenho
belga conjuga fofura e humor nostálgico,
e presta homenagem a 2001 – Uma Odisséia
no Espaço

OS MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA (Fly Me to the Moon, Bélgica, 2008. Estréia no país nesta sexta-feira)

• Só por uma sublime seqüência já valeria o ingresso. Ao som deDanúbio Azul, de Strauss, três moscas adolescentes flutuam no espaço, numa explícita e singela reverência ao clássico 2001 – Uma Odisséia no Espaço. Mas há outras qualidades nesta animação belga, que se aproveita de um fato histórico (a chegada do homem à Lua, em 1969) para narrar a empolgante carona dos três insetos na Apollo 11. A principal virtude é a certeira combinação de fofura com humor nostálgico, elementos fundamentais para contentar, respectivamente, crianças e adultos. Para garantir uma sessão ainda melhor, escolha as salas com projeção em 3D.

DVD

Divulgação
Giuseppe Verdi: série de televisão mostra que a vida do compositor italiano foi um verdadeiro libreto de ópera

GIUSEPPE VERDI: SUA VIDA, SUA OBRA (La Vita di Verdi; Itália, França, Alemanha e Inglaterra; 1982; Versátil)

• O compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901) foi um dos mestres da ópera do século XIX. Criou obras-primas como La Traviata eRigoletto, que até hoje têm montagens de sucesso no mundo todo. Esta série da rede de televisão italiana RAI mostra que a vida pessoal de Verdi foi um grande libreto. O compositor casou com sua namorada de infância, ficou viúvo cedo, apaixonou-se por uma cantora e até virou símbolo da unificação da Itália. Todas essas etapas de sua biografia são mostradas em Verdi, com o inglês Ronald Pickup no papel principal. As reconstituições de época são primorosas e a trilha sonora traz vozes consagradas como Luciano Pavarotti e Maria Callas.

DISCO

Roberto Schmidt/AFP


Armin van Buuren:
o holandês faz música eletrônica calminha – mas ainda é um grande festeiro

IMAGINE, Armin van Buuren (RC2 Music)

O DJ e produtor holandês Armin van Buuren é um dos maiores nomes do cenário eletrônico atual. Está longe de ser um inovador: faz a linha festeira, a mesma que consagrou a carreira dos também DJs e produtores Fatboy Slim e Paul Oakenfold. Mas isso não é demérito: Buuren foi eleito o melhor DJ do mundo pelos leitores de uma revista especializada. Sua especialidade é o trance, uma vertente da música eletrônica mais calminha, com batidas hipnóticas e repetitivas.Imagine, seu mais recente CD, alterna momentos de calmaria com faixas mais agitadas, que trazem vocalistas convidados. Estas, por sinal, são as melhores. In and Out of Love, interpretada por Sharon den Adel, e Hold on to Me, com Audrey Gallagher, vão tocar na balada mais próxima.

LIVROS

Elisabetta Villa/Getty Images



O indiano Vikram Chandra:
o romance policial perfeito
para Quentin Tarantino
filmar – em Bollywood

JOGOS SAGRADOS, de Vikram Chandra (tradução de Celso Nogueira; Companhia das Letras; 984 páginas; 69 reais)

• Este romance do indiano Vikram Chandra é tão copioso e caótico quanto Mumbai, a cidade que lhe serve de cenário. O herói da história é Sartaj Singh, o único inspetor sikh da polícia de Mumbai – e, para os padrões locais, um policial apenas moderadamente corrupto. Ele investiga o estranho suicídio de Ganesh Gaitonde, chefão do crime organizado que também tinha negócios na chamada Bollywood, a extravagante indústria cinematográfica indiana. O leitor precisará de algum tempo para se familiarizar com os termos em hindi que pipocam pelo livro (há um glossário no final). Vale a pena: com episódios da mais absurda violência, Jogos Sagrados daria um filme de Quentin Tarantino – se o diretor americano resolvesse filmar em Bollywood.Leia trecho.

O TEATRO EXPLICADO AOS MEUS FILHOS, de Barbara Heliodora (Agir; 184 páginas; 29,90 reais)

• O livro é uma competente introdução histórica às artes cênicas, escrita pela mais respeitada crítica de teatro do Brasil. Como nos demais títulos da sérieExplicado aos Meus Filhos, o texto é quase todo estruturado em perguntas e respostas. Começa com o genérico "O que é o teatro?" e chega a particularidades do tipo "Como é que o gás era usado?" (Barbara explica as mudanças técnicas que a iluminação a gás trouxe para o palco no século XIX). Dividido em duas seções, "Europa" e "América", o livro traz um fascinante panorama do desenvolvimento das artes teatrais e da variedade de gêneros que elas produziram, da tragédia grega aos musicais da Broadway. Há um capítulo especial sobre o Brasil. Leia trecho.

Cinemateca VEJA

Biografias de gênios costumam pender sempre para um mesmo lado: a exaltação do biografado. Não Amadeus,que a Cinemateca VEJA lança neste sábado no país (menos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro). Dirigido pelo checo Milos Forman, o filme contrapõe o brilho criativo do compositor Wolfgang Amadeus Mozart à sua própria pessoa – um jovem folgazão, falastrão, desorganizado, endividado, atormentado pela memória do pai e, no fim da vida, uma figura trágica. A música dispensa apresentações, mas a maneira como ela é apreciada é também inovadora: pelos ouvidos ciumentos do compositor Antonio Salieri (um soberbo F. Murray Abraham), seu rival na corte.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta semana:Ligações Perigosas, uma história de sedução e perversidade, com Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer.

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e algumas redes de supermercados, a 13,90 reais o exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2179 (Grande São Paulo) ou 0800 7752979 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com




Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Curitiba; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Saraiva, Siciliano; Campinas: Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; João Pessoa: Siciliano; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Manaus: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Laselva, Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Porto Alegre: Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Porto Seguro: Laselva; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano; Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Teresina: Laselva; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano, Submarino.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog