Com Rock’nRolla, Guy Ritchie sai da sombra de Madonna
Isabela Boscov
Dave Hogan/Getty Images | ||
SEM SURPRESAS O casal, em atitude típica: o difícil manejo da celebridade do outro | ||
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Quando fez Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, em 1998, o diretor inglês Guy Ritchie ganhou uma imagem tão pop que atraiu o olhar cobiçoso de ninguém menos que a rainha da categoria, Madonna. A impressão, reforçada pelo sucesso de Snatch (aquele em que Brad Pitt fazia um cigano de fala incompreensível), era a de que o casamento faria Ritchie disparar de vez. Ele, de fato, disparou – mas num estrepitoso parafuso rumo ao solo. Destino Insólito, com a patroa no papel principal, foi um constrangimento só, e Revolver, de três anos atrás, foi trucidado. Há dias, porém, o casal anunciou o que já se imaginava havia meses – o divórcio. E, no que talvez não seja mera coincidência, Ritchie está lançando um filme que o leva de volta aos bons tempos em que tinha futuro. Em Rock’ nRolla (Inglaterra, 2008), que estréia nesta sexta-feira no país, o diretor segue a cartilha que ele mesmo escreveu: trata de uma história convoluta passada no submundo londrino, com personagens de caráter e sotaque coloridíssimos, filmada no seu estilo impaciente e extravagante. Da mesma forma que Jogos ou Snatch, não quer dizer nada. Mas, como eles também, é atraente e divertido do começo ao fim. O que Rock’nRolla transpira, enfim, é que ao menos no estado de ânimo Ritchie já saiu da sombra da mulher.
No filme, Gerard Butler faz um marginal que se mete com um "facilitador" corrupto interpretado com gosto por Tom Wilkinson, uma morena gélida (Thandie Newton), um bilionário russo (Karel Roden) e um pop star viciado em heroína (o ótimo Toby Kebbell). Muito dinheiro está em jogo, assim como diversas farpas contra os americanos. Mais ou menos como na história que, quer Ritchie queira, quer não, vai dar muito mais audiência do que Rock’nRolla: o enredo de como ele e Madonna vão dividir uma fortuna estimada em 525 milhões de dólares. Ritchie, que contribuiu para esse total com uma diminuta fração, diz que não quer um níquel da quase ex. A ver. Como seus próprios personagens sabem muito bem, certas tentações são irresistíveis.
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