Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 18, 2008

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Quase um ano como presidente

Ana Araujo
Um vice no poder
Alencar: nos quase seis anos de Lula, ele ficou onze meses presidente

Com mais uma semana de interinidade, fruto da viagem de Lula à Índia e à África, o vice José Alencar completou na sexta-feira passada 325 dias como presidente da República. Praticamente onze meses – um recorde. Mais tempo do que vários presidentes de fato. Jânio Quadros, o primeiro exemplo que vem à mente, ficou 207 dias na Presidência. Delfim Moreira, que era vice e assumiu por causa da doença de Rodrigues Alves em 1918, presidiu o país por 255.

ELEIÇÕES 2008

Maria Tereza Correia/Estado de Minas
Em campanha
Quintão (à esq.): Garotinho na cabeça

Diz-me com quem andas...
A foto acima é de 2006 e flagra um trio da pesada fazendo campanha: Leonardo Quintão, o favorito para assumir a prefeitura de Belo Horizonte no dia 1º de janeiro, e os notórios ex-governadores Newton Cardoso e Anthony Garotinho. Por que eles estão juntos? Quintão foi o coordenador em Minas Gerais da campanha de Garotinho como candidato a candidato à presidência pelo PMDB. Garotinho teve o apoio de Cardoso, hoje um dos mais animados cabos eleitorais de Quintão. A propósito, se confirmada mesmo a derrota do seu candidato, Aécio Neves já decidiu: no próximo domingo, 26, dará uma entrevista assumindo que perdeu a eleição e antecipando que nada terá a ver com a futura administração da capital.

Questão de estilo
Fernando Gabeira é o único candidato com chance de eleger-se numa grande capital que não se prepara para os debates treinando com seus assessores as respostas ideais para as perguntas incômodas. Prefere improvisar.

GOVERNO

Classificados: procura-se
Nelson Jobim já pediu a pelo menos três interlocutores uma sugestão de nome para a presidência da Infraero. Não anda satisfeito com o atual, Sergio Gaudenzi.

BRASIL

Será que ele vai?
O Palácio do Planalto sediará na quarta-feira uma homenagem à Constituição de 1988. O ponto alto do evento será a entrega da medalha "20 Anos da Constituição Cidadã" aos constituintes. O ex-constituinte FHC foi convidado. Se for mesmo, será a primeira vez que FHC pisará no Planalto desde que deixou a Presidência.

A hora de cortar
O relatório preliminar do Orçamento, que será apresentado pelo senador Delcídio Amaral, vai deixar muita gente estrilando no Congresso: ele abrirá a possibilidade de cortes de até 20% no custeio da máquina administrativa. Atualmente, esse porcentual é de 3%. O relatório preliminar, no entanto, serve apenas de orientação para o relatório final.

PMDB

Prorrogação de mandatos
Sem alarde, aproveitando o período eleitoral, a executiva nacional do PMDB reuniu-se no dia 2 de setembro em Brasília e decidiu prorrogar em um ano o mandato dos integrantes dos diretórios nacional, estaduais e municipais. Isso inclui o presidente do partido, Michel Temer, que se mantém, portanto, no cargo até março de 2010. É um trunfo sem tamanho para sua candidatura à presidência da Câmara. A executiva que ele dirige conduzirá as conversas sobre alianças para 2010 e com certeza PT e PSDB farão o que for necessário para atrair o PMDB, o que significa dar a Temer os votos de que ele precisa para dirigir a casa.

ECONOMIA

É só o que se ouve
Os verbos nas empresas são: cortar, adiar e enxugar.

Pé no freio
Na Votorantim, por exemplo, o corte em várias diretorias será de 50% no orçamento do ano que vem.

ESPORTE

De carro novo
A Petrobras pagará 10 milhões de dólares por temporada para trocar de escuderia na Fórmula 1. O valor que a Honda receberá a partir de 2009 é o mesmo que a estatal paga à Williams atualmente.

CONGRESSO

Pai e filha
Roseana andou procurando senadores para conversar sobre uma eventual candidatura de José Sarney à presidência do Senado.

BANCO CENTRAL

Evaristo Sa/AFP
Visões econômicas
Meirelles: conversas reservadas

Meirelles em prosa
Henrique Meirelles, o presidente do BC, tem conversas reservadas em que fala diretamente sobre câmbio, inflação e, cifradamente, sobre juros. Acredita que em 2009 o dólar deverá se estabilizar no patamar próximo a 2 reais e a inflação, subir pouco. E os juros? Ele diz que no fim do mês tem reunião do Copom para decidir exatamente isso, mas que, pessoalmente, não vê agora dados que apontem para aumento da taxa.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog