Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 04, 2008

RaDAR

Lauro Jardim 

ljardim@abril.com.br

Lula "contra" o fumo

Ricardo Stuckert/PR

Pouca fumaça
O ministro Temporão e Lula: o presidente falou demais

Depois de semanas sendo pressionado, Lula se comprometeu na quinta-feira, numa conversa com o ministro José Gomes Temporão, a mandar para o Congresso o projeto que veta o fumo em lugares fechados e, portanto, acaba com os fumódromos. Lula avisou que é só a Casa Civil botar o projeto em sua mesa para que ele o assine. O tema era delicado no Planalto, mas terminou sendo atropelado pela politicamente incorreta entrevista em que o fumante Lula disse que na sala dele ele mandava, por isso fumaria sempre que quisesse.

Eleições 2010

Um é melhor que dois
Na sexta-feira, em seu gabinete, Lula teve uma longa conversa com Cristovam Buarque. Falou um pouco de educação e muito de sucessão. Apelou para a necessidade de a base governista ter um só candidato. Ou melhor, candidata – o presidente reafirmou sua opção por Dilma Rousseff. Buarque perguntou: por que não dois candidatos da base? Lula insistiu: um só é melhor.

 

Eleições 2008

Paulo Pinto/AE

Disputa renhida
Por Marta, Lula falará na TV e fará caminhadas e comícios

Lula ainda pode ajudá-la?
Quanto Lula ainda pode desequilibrar o jogo pró-Marta Suplicy neste segundo turno? Muito pouco, na avaliação da cúpula da campanha de Gilberto Kassab. Não se trata de desprezo pela evidente popularidade de Lula. Mas a turma de Kassab está convencida de que a transferência de prestígio que tinha de ser feita já foi feita no primeiro turno.

 

Economia

Preparação para o inverno
Nos últimos trinta dias, a Sadia conseguiu com o Banco do Brasil um empréstimo-ponte no valor de 900 milhões de reais.

 

Governo

O olho do chefe
Lula anda reclamando de Nelson Jobim para os mais próximos. Mais especificamente, tem dito que o ministro da Defesa precisa de um bom gestor ao seu lado.

 

Violência

A conta pesada da insegurança
É uma conta bilionária paga pela sociedade, mas que só tende a subir: as despesas com segurança pública feitas pela União e pelos estados alcançaram 34,8 bilhões de reais em 2007 – um aumento de 13% em relação ao ano anterior. O dado consta da segunda edição do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança, que será publicada nos próximos dias.

 

Aviação

Mais milhas...
Depois de resistir por muito tempo, a Gol capitulou e vai anunciar nos próximos dias uma novidade: os vôos pela companhia passam a contar milhas, que poderão ser somadas às do Smiles, da Varig.

...e menos barrinhas
E, nos vôos mais longos, as barrinhas de cereais – uma das maiores marcas registradas da Gol – serão aposentadas. Pesquisas mostraram que os passageiros se cansaram delas. Preferem algo com mais substância, como sanduíches.

 

Brasil

As advogadas
Um levantamento realizado pelo anuário Análise-Diretores Jurídicosnas 1 000 maiores empresas brasileiras revelou um dado surpreendente: 31% dos departamentos jurídicos delas já são chefiados por mulheres.

 

Loteria

Mania só no nome
A recém-lançada Timemania, que seria a salvação dos falidos clubes de futebol, não pegou. A Caixa Econômica já mandou fazer uma pesquisa para saber qual o problema da nova loteria. Em breve, virão modificações no formato do jogo.

 

Cinema

No meio do caminho
Dos 12 milhões de reais previstos para o filme Lula, o Filho do Brasil,apenas a metade foi captada até agora. Os produtores, liderados por Luiz Carlos Barreto, só estão buscando dinheiro em empresas privadas. A previsão é começar a rodar o filme no fim do ano.

Procura-se um Lula
O ator que interpretará Lula ainda não foi escolhido.

 

Arquitetura

Andre Luiz Mello/AP

Fôlego invejável
Niemeyer: projeto pós-centenário

Perto dos 101 anos
Oscar Niemeyer foi oficialmente convidado pelo governo para projetar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que será erguida em Foz do Iguaçu para 10 000 alunos – metade brasileiros e metade latino-americanos. Niemeyer, prestes a completar 101 anos, já fez o primeiro esboço do projeto.

Notas diárias em www.veja.com.br 
Com Paulo Celso Pereira. Colaborou Felipe Patury

Arquivo do blog