Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 11, 2008

Os bandidos trapalhões de A Favorita VEJA Recomenda Os livros mais vendidos J.R. Guzzo Editado por Kátia Perin (kperin@abril.com.

Televisão
Bandidos pés-de-chinelo

Dois vilões abilolados movimentam A Favorita


Marcelo Marthe

Zé Paulo Cardeal/TV Globo

OLHAR "SOTÚRNICO"
Silveirinha (Ary Fontoura): vai um chá com macarons?

Nos próximos capítulos da novela A Favorita, o malandro Dodi (Murilo Benício) levará uma dura do colega Silveirinha (Ary Fontoura) por ter deixado sua namorada ler uma carta que deveria ficar em segredo. Mas Dodi terá uma desculpa: "Você está pensando que eu sou o Al Capone? A gente está no Brasil". Os dois comparsas da megera Flora (Patrícia Pillar) pertencem a uma categoria à parte no ramo da vilania: os bandidos pés-de-chinelo. Com suas mancadas, Dodi põe em risco as artimanhas de Flora (que só o chama de "burro" e "tapado"). Ao bolar o seqüestro fajuto dela e da filha Lara, contratou cúmplices tão amadores que deu tudo errado. Em seguida, torrou o dinheiro do resgate de forma nada discreta: uma mansão no bairro paulistano com o nome de Chácara Flora. Pior de tudo, não evitou que Donatela (Clau–dia Raia) invadisse o local para roubar um DVD que incriminaria a rival. Se Dodi é uma toupeira, Silveirinha é um bajulador ridículo. O mordomo trocou Donatela por Flora como objeto de devoção ao mínimo sinal de que a vilã daria um golpe bem-sucedido na outra. Enquanto Flora rumina seus planos diabólicos, Silveirinha a conforta com chazinho de maçã e macarons.

Divulgação/TV Globo

SER "TAPADO"
Dodi (Murilo Benício): ele não é a cara do Al Capone


Esses personagens estão entre os mais comentados pelo público, aponta o noveleiro João Emanuel Carneiro. Com suas trapalhadas, eles aumentam a imprevisibilidade da trama. A partir desta semana, com a entrada em cena do pai escroque de Dodi (o comediante Lúcio Mauro) e de uma irmã encalhada que flertará com Silveirinha, o apelo cômico ficará ainda maior. Ao criá-los, Carneiro tinha em mente os bandidos dos filmes do cineasta Quentin Tarantino. Mas o resultado lembra mais os malfeitores infantilóides da comédia Esqueceram de Mim. Com seu olhar "sotúrnico", Silveirinha está a cara do – bem, do Ary Fontoura. E, debaixo daquelas fantasias de bicheiro, é difícil até saber onde vai Dodi e começa Murilo Benício. "Ele está se saindo melhor do que o escrito", diz Carneiro. De fato: para quem foi escada de um touro de rodeio em América, ser escada de Ary Fontoura é a glória.

Arquivo do blog