Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 10, 2007

A reserva de petróleo pode ser grande; mas o governo é pequeno




O futuro é promissor? Parece. O problema é o presente. O que pode diminuir bem as chances no futuro.

A exclusão dos 41 lotes vizinhos à reserva Tupi do leilão da ANP é uma estupidez do nacionalismo, uma jequice, coisa de gente bocó. Isso na hipótese benevolente. Na outra — e, afinal, eles são quem são —, trata-se mesmo de um esforço para criar dificuldades. E quem cria dificuldades se torna logo mercados de facilidades.

O governo Lula age de forma deliberada para reestatizar o setor petroquímico brasileiro. É o nosso lado Hugo Chávez; é o nosso lado Evo Morales. “Nosso”, não. Deles! Editorial da Folha elogia hoje a medida, considerada prudente. Santo Deus!

Prudente por quê? O capital, por acaso, representa algum risco? Traz consigo algum pecado? Do que o Brasil tem medo? Será que as empresas estrangeiras queriam lucrar? Ah, espero que sim. Desde que pagassem o devido ao Brasil, segundo regras, vejam vocês, criadas pelo... governo brasileiro!!!

As nossas reservas de petróleo talvez sejam grandes — reitero que não se sabe hoje mais do que se sabia há dois anos —, mas o nosso governo é pequeno. Alguns bocós estão mandando ofensas pra cá: “Não se rompeu contrato nenhum”. Eu sei. Mas regras foram jogadas no lixo, e isso nunca é positivo. A pergunta é óbvia: quais as garantias de que outras serão respeitadas? Empresas que se preparavam para o leilão fizeram investimentos. De alguns milhões de dólares. E como se o governo dissesse: “Que se danem!”

Mas anotem aí: também esse “modelo”, a exemplo das estradas federais entregues à concessão privada, será saudado como muito mais cuidadoso e responsável. Não adianta: setores influentes até da mídia brasileira — constituída, afinal, de empresas capitalistas — acham o capitalismo uma coisa muito feia. Eles o opõem a um certo “interesse nacional”, uma abstração cuja melhor representação, acredito, é um desdentado ufanista, carregando a bandeirola do Brasil em datas cívicas.

Arquivo do blog