Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, novembro 09, 2007

O governo fez o show para desviar o foco da crise do gás'

Ramona Ordoñez
O Globo
9/11/2007

ADRIANO PIRES RODRIGUES

Para alguns especialistas, como Adriano Pires Rodrigues, a descoberta anunciada pela Petrobras é realmente muito importante, mas o governo a apresentou com um destaque maior para desviar as atenções da crise do gás natural e do setor de energia.

A descoberta é realmente importante?
ADRIANO PIRES: Sim, realmente é uma descoberta muito importante, pois pela primeira vez se descobriu petróleo abaixo da camada de sal. E isso quer dizer que se encontrou uma nova fronteira petrolífera.

E essas reservas poderão entrar logo em produção, há tecnologia para isso?
PIRES: O problema é que, para extrair o petróleo dessa profundidade de mais de seis mil metros, é preciso usar uma tecnologia de ponta, supersofisticada e bem mais cara. Vai ser preciso avaliar os custos. E, se dentro de três ou quatro anos, o petróleo estiver custando US$40 o barril? Ou seja, é preciso avaliar com muito cuidado o projeto.

O anúncio pelas autoridades do governo foi exagerado, então?
PIRES: Montaram um verdadeiro show para anunciar essa descoberta, que sem dúvida é muito importante para o futuro do país. O governo fez o show para desviar o foco das atenções sobre a crise de abastecimento do gás natural e da situação crítica de oferta por que passa o setor elétrico brasileiro.

A forma do anúncio foi exagerada?
PIRES: Sim, porque, apesar de importante, no curto prazo não resolve em nada os problemas atuais de energia que o país sofre.

E a retirada de vários blocos da 9ª Rodada de Licitações que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai realizar no fim deste mês?
PIRES: Essa medida, assim como o anúncio de que vão realizar mudanças na lei do petróleo, é um péssimo sinal para o mercado. Instabilidade nas regras afugenta investidores privados. A Petrobras está cada vez mais forte, e cada vez fica mais difícil para o investidor privado atuar no setor de petróleo no Brasil.

A licitação da ANP poderá ficar prejudicada?
PIRES: Com certeza. Aliás, sem se desgastar, a Petrobras conseguiu o que mais desejava: melar a 9ª Rodada da ANP, com a retirada dos blocos.

O governo é contra a abertura do mercado de petróleo?
PIRES: O governo atual é estatizante, contra a abertura do mercado. A retirada dos blocos próximos à descoberta foi uma forma encontrada para isso.

Arquivo do blog