Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, novembro 05, 2007

Nahum Sirotsky em Israel

Shalom, Saalam, Paz. Parecido não é igual


Shalom e Saalam são palavras em hebraico e arabe que se traduzem por Paz. Shalom Aleichem e Saalam Malaicho significam a mesma coisa: a Paz esteja convosco. Elohim e Allah , o primeiro ée um dos nomes de Deus em hebraico., Allah é Deus em árabe “ Mas os significados são muito diferentes.


Abrão, velho pastor da Caldeia que ficava na Babilônia, hoje Iraque, deixou seus pais e familiares depois de ter sido inspirado a concluir que havia um so Deus ..Estima-se que teria sido há mais de 4 mil anos.E` o Patriarca, o pai do monoteísmo, as religiões que acreditam que existe um so Deus.Quanto ás fés monoteístas cada uma delas tem sua própria concepção do Deus. Se assemelham mas não são iguais. O Velho Testamento engloba as leis judaicas fundamentais.O Novo Testamento é o livro fundamental do cristianismo. da Trindade, do Pai,Filho e Espírito Santo. E o Corão que é o livro básico do Islã que significa submissão a Allah,Deus, que tem Maomé como seu único Profeta e Mensageiro.

O conflito palestino- israelense é,na sua essência, a oportunidade de convivência em paz e colaboração entre o único pais judeu existente e o mundo muçulmano.Se for realizável poderá ser o principio de uma nova convivência das fés monoteístas. E´bem mais do que uma luta por territórios o que pouco se discute.E` o acordo sobre liberdade de expressão de cada religião e cultura em todos os cantos desre mundo. A superação do que certos autores escrevem como sendo uma grande ameaça ao mundo: a guerra entre civilizações expressão que resultou das conseqüências do conflito israelense-palestino, do comportamento de organizações antiocidentais como o Al Qaeda,o suspeito caminho do Irã para desenvolver tecnologia nuclear, os ataques com táticas terroristas.

As concepções israelense e palestina sobre e Paz contem diferenças fundamentais que ainda não se consegue transpor..Urge que israelenses e palestinos concordem num texto que possa servir de base para a Conferencia proposta pelo presidente Bush da qual já se fala como sendo a de Anápolis,Estados Unidos>Seria , antes do fim de novembro ou na pior das hipóteses, antes do fim do ano.Sem este documento nada feito.

A secretaria de Estado,Condoleeza Rice, faz ponte-aerea entre Washington, Israel,Palestina e paises árabes.Até a noite de ontem,.domingo, não tinha conseguido levar os lados a entendimento algum.As relações entre o Chefe do governo de Israel,Ehud Olmert, e o presidente palestino. Abu Mazen,consta, são amigáveis,porem,não basta.Cada lado tem sua própria visão de paz e são mínimas as coincidências.Ambos, como natural, maximizam suas reivindicações. Israel por ser um estado bem instrumentado e ocupar territórios conquistados da Jordânia em 1967 que os transferiram aos palestinos para um seu futuro pais independente, tem mais o que conceder .


As principais concessões palestinas seriam o desarmamento e dissolução das organizações ditas terroristas e a desistência de partes dos territórios ocupados por Israel nos quais habitam cerca de 350 mil judeus em cidades construídas após a conquista e um acordo sobre a soberania da Jerusalém dos Lugares Santos.A aceitação do roteiro do caminho, o “roadmap” das etapas a serem simultaneamente cumpridas do processo de paz como traçadas em 2003 pelo Quarteto – Estados Unidos, Rússia, Europa e Nações Unidas.

Desarmar os terroristas significa desarmar o Hamas e milícias do

Fatah. e lembro verso de velho samba:” Com que roupa?”Abu Mazen, o presidente palestino, não tem a força militar nem a política ,nem é o presidente de todos os palestinos. Israel se defronta diariamente com tais grupos na chamada guerra assimétrica que não parece poder vencer. Além do tamanho dos problemas existe a falta de confiança

mutua.

No Velho Testamento e no Novo e na vida de Maomé

não faltam narrações de milagres divinos.O povo judeu,lembre-se, descende de Isaac, filho de Sarah, a idosa esposa do idoso Abrão que terá engravidado muito depois de ser fisicamente possível.

Em hebraico se diz :” Im irtze há Shem.” Em arabe “ Imshala´” Significa ;’Se Deus quiser.”

Arquivo do blog