Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, novembro 15, 2007

Miriam Leitão Por que não te callas?

Defesa que Lula faz de Chavez não tem pé nem cabeça


Ninguém precisa inventar nada para criticar Hugo Chavez. Basta seus próprios atos. Eles são eloquentes o suficiente para que ele seja criticado exatamente por romper, ameaçar e desrespeitar a democracia. Vamos aos fatos que aparentemente o presidente Lula esqueceu ao dizer o que disse hoje sobre Chavez.


1-Ele entrou na vida pública tentando um golpe de estado.


2-Ao ser eleito anos depois aproveitou o momento em que estava ainda forte, destituiu o Congresso, fez eleições para uma Constituinte, mudou a Constituinte em seu favor, dando-se mais um mandato.


3-Aproveitando o momento de popularidade se elegeu de novo e considerou que esse era o primeiro mandato da nova Constituição.


4-Mudou a composição do Supremo, aposentando os adversários e nomeando os amigos.


5-Mudou a composição do Conselho Nacional Eleitoral para ter apenas ministros que o apóiam lá.


6-Formou, incentivou e armou grupos de militantes que intimidam qualquer oposição ao seu governo, que atacam jornais e emissoras de televisão.


7-Fechou uma TV por não estar alinhada ao seu governo


8-Ameaça jornais e jornalistas, instigando seus grupos armados contra eles.


9-Mesmo depois de reeleito para um novo mandato, que fará com que fique 13 anos ao todo no poder, ele quer o direito a reeleição perpétua e propôs isso a um Congresso subserviente e para uma população manipulada pelo controle da imprensa e pela distribuição do dinheiro do petróleo.


Essa declaração do presidente Lula é tão despropositada quando a que ele comparou Chavez com Margaret Thatcher e Helmut Kohn, ignorando, pelo visto, a diferença entre regime presidencialista e parlamentarista.

Arquivo do blog