Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 17, 2007

CLÓVIS ROSSI Volta aos trilhos


SÃO PAULO - Desde quarta-feira, a viagem de trem entre Londres e Paris pode ser feita em apenas duas horas e 15 minutos, graças à construção de nova linha entre Londres e o canal da Mancha.
Custo da passagem, pelo menos nessa fase promocional: 77, ida e volta (R$ 196).
Compete com imensa vantagem com o avião, até porque o passageiro parte e chega do centro de Paris/Londres, em vez de ser obrigado às penosas deslocações para aeroportos distantes. E ainda é ambientalmente correto: emite um quarto (por quilômetro) do dióxido de carbono que o avião produz.
Talvez por ser fã incondicional do trem como o meio de transporte mais civilizado já inventado pelo homem, não consigo entender por que o Brasil não investe em ferrovias. Sei que é caro, sei que demora, mas ampliar/construir aeroportos, como é a determinação a partir do "apagão" aéreo, também demora e também sai caro.
As vantagens do trem ficam ainda mais evidentes depois de todos os problemas que os passageiros enfrentaram, ainda enfrentam e continuarão a enfrentar nos próximos feriados/férias.
O AVE (Alta Velocidade Espanhola) entre Madri e Sevilha cumpriu o horário, na média, em 996 de cada mil trajetos, segundo recente cômputo do jornal "El País". O TGV (o trem francês de grande velocidade) transportou mais de um bilhão de passageiros em seus 27 anos de história. Nunca teve um ferido.
Especial para o ministro Nelson Jobim, que se acha alto: o trem tem mais espaço que o avião para cotovelos e pernas, além de ser muito mais confortável que o avião para levantar-se, andar um pouco ou ir até o restaurante/cafeteria descansar/comer/beber.
Programas teoricamente para o médio e longo prazo, como o PAC, teriam a obrigação de pensar grande, pensar trem.


crossi@uol.com.br

Arquivo do blog