Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 10, 2007

CLÓVIS ROSSI BRA-Certezas e falências


SÃO PAULO - Convido o leitor a uma breve viagem ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Estamos em 21 de agosto de 2007, em São José dos Campos, mais exatamente na sede da Embraer.
Ao lado de Lula, estão os comandantes da própria Embraer, como é óbvio, mas também os dirigentes de uma certa BRA, companhia de aviação que, então, pouco freqüentava o noticiário.
Lula discursa para comemorar "a assinatura de um contrato entre a empresa BRA e a Embraer para a compra de 20 jatos Embraer 195, no valor de US$ 730 milhões".
O presidente ousa bancar a pitonisa para dizer o seguinte, palavra por palavra: "Eu tenho certeza de que, nos próximos anos, a BRA vai colher com o lucro e com o crescimento do número de clientes pela aposta certa que está fazendo de acreditar cada vez mais na aviação regional".
Não satisfeito, já no fim do discurso, Lula arrisca-se a mais uma previsão ufanista, bastante típica: "A BRA está dando uma demonstração de que não é apenas o coração que é brasileiro, ou a cabeça que é brasileira, ela é uma empresa que acredita no crescimento da oferta de passageiros para cumprir a demanda que eles vão oferecer".
Será que não havia, no entorno presidencial, alguma alma caridosa para avisá-lo de que a BRA, já então, não era uma Brastemp?
Claro que o presidente sempre pode refugiar-se em uma de suas frases preferidas, já bastante folclorizada, a famosa "eu não sabia".
Até admito que o presidente não seja obrigado a saber de tudo, mas seus assessores deveriam estar suficientemente espertos para evitar que se vinculasse tão gostosamente a um iminente fracasso.
Mas o pior, o mais atordoante, é não saber quantas outras "certezas" do presidente virarão falências pouco tempo depois.


crossi@uol.com.br

Arquivo do blog