Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, outubro 12, 2007

VEJA | RADAR





Lauro Jardim

• GOVERNO

Lula bota a mão na massa 
Lula assumiu de vez a negociação pessoal no processo de troca-troca partidário com os políticos. Em pelo menos três casos, Lula reuniu-se com senadores para cooptá-los para a base governista. Um desses encontros teve desfecho conhecido: Edison Lobão deixou o DEM e abrigou-se no PMDB. Nos outros dois casos, a lábia de Lula ainda não vingou. Ainda.  

Com testemunhas 
Nessas três conversas quem se postava ao lado de Lula era Alfredo Nascimento, o ministro dos Transportes.

 

• BRASIL

Presídios privados 
Há três anos, o governador Paulo Hartung terceirizou toda a administração de um presídio em Colatina, no Espírito Santo. Desde então, nada de rebeliões. Agora, Hartung abriu concorrência para privatizar mais dois presídios. E, se der tempo, fará o mesmo em outras treze penitenciárias. Está no caminho certo.  

Cérebros fugitivos 
De 2006 até agora, o CNPq registrou 85 casos de fuga literal de cérebros. São os pesquisadores (todos doutores) que recebem bolsa mensal para estudar no exterior, mas, quando chega o fim do contrato, somem. E sem prestar conta do dinheiro embolsado. Na maioria das vezes, o bolsista não conclui o curso que prometeu fazer. Ou não volta ao Brasil depois do curso terminado, o que é exigido pelo contrato. O prejuízo causado pelos cérebros fugitivos é de 30 milhões de reais nesse período.

 
José Cruz/ABR
Roseana: a crise ardeu e ela foi para o Maranhão


Bem longe da crise

Desde o dia 4, Roseana Sarney não dá as caras no Senado. Onde estava a líder do governo no Congresso numa semana em que o caso Renan novamente ardeu em chamas? Estaria negociando a CPMF? Roseana licenciou-se e foi para o Maranhão cuidar das eleições municipais de 2008. "Toda semana é de crise", diz ela. "Pedi autorização ao Lula e ao ministro Walfrido Mares Guia para viajar."

 

• ECONOMIA

Mudanças na Souza Cruz 
Em janeiro, o presidente da Souza Cruz, o brasileiro Andrew Gray, assume a diretoria regional da BAT (controladora da Souza Cruz) na África e Oriente Médio. Será substituído por Dante Letti, atual diretor financeiro da BAT. Gray vai para o lugar do também brasileiro Nicandro Duarte, que vira o novo executivo-chefe da BAT.  

Os reis do tabaco 
Nos últimos anos, tem sido comum a presença de brasileiros na cúpula da maior fabricante de cigarros do mundo. O próprio Duarte substitui um brasileiro, Antonio Monteiro de Castro.

O megaporto do Eike 
Sem alarde, Eike Batista comprou em Peruíbe (SP) uma área maior do que o Porto de Santos. Vai investir 3 bilhões de dólares para construir um megaporto. Será o maior da América Latina – se vingar como o planejado, tirará uma hegemonia centenária do Porto de Santos. Na terça-feira passada, numa reunião no Palácio dos Bandeirantes, surpreendeu José Serra com a notícia de que já comprara o terreno e estava começando as obras.

A voz da razão 
Para quem anda excitado com a farra aparentemente interminável das bolsas nas últimas semanas, um recado de prudência de Armínio Fraga: "Não acredito que a situação americana esteja superada. Ainda haverá muita volatilidade. Mas, a médio prazo, sou otimista".  

Visita-relâmpago 
Quase ninguém soube, mas Howard Schultz, o homem que criou e preside a Starbucks, pousou na terça-feira em São Paulo para uma visita de algumas poucas horas. Schultz desembarcou em seu jatinho, visitou quatro das seis lojas da rede e assistiu à missa de sétimo dia de Maria Luisa Rodenbeck, a executiva que trouxe a Starbucks ao Brasil e morreu num acidente de carro há duas semanas.

 

• AGROPECUÁRIA

Vaca sagrada 
Nunca antes neste país se bateu tanto recorde em leilões de gado. Duas semanas atrás, num leilão em Uberaba (MG), Orestes Quércia e os empresários João Carlos Di Genio e Jonas Barcellos pagaram 2,5 milhões de reais por uma única vaca. Um valor recorde.

 

• RELIGIÃO

Crédito evangélico 
O Conselho Federal de Teólogos, a entidade de classe dos pastores no Brasil, abriu uma linha de empréstimos para seus associados: 189 milhões de reais estão disponíveis para os pastores que ainda não conseguiram se firmar no mercado. É um dinheiro que pode ser usado na compra de terreno, construção ou reforma de igrejas. O pastor paga o empréstimo ao longo dos anos, à medida que seu negócio prosperar. Qualquer pastor, de qualquer denominação, pode pedir.

 

Você sabe quem são eles?

 

Fotos Marcos d'Paula/AE, Leandro Amaral/AE, Fabio Motta/AE
Serra, Cabral e Aécio: só 25% sabem quem é o governador de MG

Uma pesquisa feita no mês passado pelo Ibope confirmou a distância que separa Aécio Neves de José Serra em termos de conhecimento pelo  eleitorado nacional. E revelou uma surpresa: Sérgio Cabral já empata com Aécio nesse quesito. Diante da foto dos três governadores, respondia-se à pergunta: "Quem é esse homem?". José Serra é conhecido por 72% dos brasileiros. Parece incrível, mas apenas 25% dos ouvidos sabiam quem era Aécio, governador de Minas Gerais há cinco anos. O resultado é um empate técnico com Sérgio Cabral, governador há apenas dez meses. Cabral é conhecido por 24% dos brasileiros. Em compensação, outra pergunta da pesquisa mostra que 39% e 57% dos brasileiros têm uma "imagem negativa" de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Somente 10% dos brasileiros têm essa opinião sobre Minas Gerais.

Colaborou Marcelo Bortoloti – e-mail: ljardim@abril.com.br

 



Arquivo do blog