Entrevista:O Estado inteligente

sábado, julho 07, 2007

Terceira versão do War tem o Império Romano como tema

A sorte está lançada

As batalhas do Império Romano
inspiram a terceira versão do jogo War


Heloisa Joly

Pedro Rubens
O novo tabuleiro: o mundo sob a influência de Roma no ano 140


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Quadro: A evolução do jogo

Está chegando ao mercado War Império Romano, a terceira versão de um dos jogos líderes de vendas no Brasil. A primeira edição foi lançada há 35 anos. A segunda, aquela dos aviõezinhos, há 26 anos. Nesta última, o mapa do mundo remonta às regiões que viviam sob a influência de Roma no ano 140, governada por Antonino Pio. Os territórios de Vladivostok, Dudinka e Tchita do modelo original dão lugar a Judaea, Cappadocia e Bithynia, com os nomes grafados em latim. Para que o jogo tivesse mais dinâmica, o mapa geopolítico da Antiguidade foi alterado, com a unificação de alguns territórios. Os exércitos, agora, vêm na forma de legionários, cavaleiros e catapultas.

A maioria das mudanças é estética. As regras do War Império Romano são quase idênticas às do original. Apesar disso, o brinquedo demorou um ano para ser desenvolvido. Só em testes, foram gastos seis meses. Já o projeto custou uma pechincha: 80.000 reais. Como cada jogo será vendido a 100 reais, o investimento deverá ser amortizado em apenas vinte dias. Antes de decidir pela temática da Antiguidade, a fabricante Grow cogitou lançar a nova edição do War como uma guerra napoleônica ou um conflito interplanetário. O Império Romano venceu a disputa graças à repercussão da série Roma, da HBO, porque tem mais apelo educativo e, sobretudo, porque os bonecos dos legionários fizeram mais sucesso com os testadores de jogos do que os dos ETs.

A nova versão do War festeja o aniversário do jogo e o da Grow. A empresa nasceu em 1972, quando quatro empresários decidiram lançar uma versão tropical dos jogos de guerra que faziam sucesso no exterior e a batizaram de War. Nos anos 90, assim como as demais companhias do setor, a Grow teve de enfrentar a popularização dos jogos eletrônicos. Mas, ao contrário do que seus proprietários temiam, as vendas dos passatempos de tabuleiro não caíram. Há dois anos, eles lançaram o War em versão eletrônica. Com uma linha de 300 produtos, a Grow é, hoje, a terceira maior fabricante de brinquedos do país e a líder no setor de jogos. O War disputa a liderança do mercado com o Banco Imobiliário, da Estrela. Com a edição Império Romano, a empresa espera aumentar seu faturamento de 58 milhões para 65 milhões de reais neste ano.

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