Entrevista:O Estado inteligente

sábado, abril 14, 2007

Radar


Lauro Jardim (ljardim@abril.com.br)

GOVERNO

Jogo arriscado 1
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, tem todo o jeito de, mais cedo ou mais tarde, virar notícia – não por dar um jeito nas estradas, mas por levar problemas para Lula. Nascimento tem tido conversas reservadas com deputados tentando levá-los para a base aliada do governo, mais especificamente para o PR (ex-PL). Para seduzi-los, o ministro costuma desfiar entre 40 000 e 100 000 motivos. É alguém com boa lábia, como se vê.

Jogo arriscado 2
Um deputado mineiro foi abordado recentemente pelo ministro. Pensou, pensou – afinal, eram tantos os motivos. Mas recusou.

Carequinha feliz

Juarez Rodrigues/Estado de Minas/AE
Valério: só fala mal do PT para o público externo

Marcos Valério era discreto enquanto operava nas sombras do poder. E continua sendo. Por isso, a maioria ainda não notou: ele anda feliz da vida. Só fala mal do PT da boca para fora. Para os mais próximos, não faz mais reclamações do partido e de dirigentes que lidaram com ele nos tempos do mensalão. Foi feito algum tipo de acordo de boa convivência e de entendimento. Um acordo republicano, com certeza.

JUSTIÇA

Mensalão – o retorno
Um novo inquérito para investigar o mensalão está na praça. Corre em segredo de Justiça. Sua abertura foi autorizada no mês passado pelo ministro Joaquim Barbosa, do STF, a pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza.

Enquanto isso...
José Dirceu passou os últimos dias no México. Esteve com um dos seus clientes, Carlos Slim, o homem que só tem menos bilhões de dólares que Bill Gates.

BRASIL

Saldo positivo, por enquanto
O ex-presidente da Funasa Paulo Lustosa teve uma boa notícia na semana passada. O Tribunal de Contas da União (TCU) aplicou-lhe uma multa de 10 000 reais. A punição foi por causa de uma transferência de 1 milhão de reais para o governo do Piauí quando a eleição já corria solta, em julho do ano passado – o que é proibido por lei. Ao contrário do que parece, foi boa notícia, sim. A ruim é que esse é só o começo. O TCU terá nos próximos meses chumbo muito mais grosso contra Lustosa, recém-afastado da Funasa.

PARTIDOS

Amigos de infância
José Serra e Arlindo Chinaglia têm conversado com muita freqüência.

Uma vez PFL, sempre...
A agência de notícias e o site da Câmara não aceitaram a mudança de nome do PFL para Democratas – ou DEM. Todo o material produzido ali continua tratando a legenda pelo antigo nome.

POLÍTICA

Duda de volta
Duda Mendonça está de volta como marqueteiro – desta vez, na Argentina. Duda está trabalhando pela candidatura de Olga Riutort, que disputa em setembro a prefeitura de Córdoba. Há uma coincidência curiosa nessa campanha argentina: Olga é ex-mulher e atual inimiga do governador De la Sota, que é cliente de João Santana, o marqueteiro que substituiu Duda no coração de Lula. Será, mesmo que de modo enviesado, uma disputa entre os dois.

ECONOMIA

Na terra de Borat 1
Da série "nem só de Borat vive o Cazaquistão": a Vale do Rio Doce está fechando a compra de uma mina de cobre no país.

Na terra de Borat 2
A Petrobras também está desembarcando no Cazaquistão, dono de uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Vai prospectar petróleo no Mar Cáspio.

Compra-se
Depois da onda de IPOs (oferta pública inicial de ações) no setor imobiliário, vai começar uma forte maré de fusões. A Gafisa e a Cyrela já estão olhando ativos para comprar.

SÃO PAULO

Um novo inferno
Quem achou que São Paulo virou a capital do inferno durante a visita de George W. Bush ainda não viu nada. A cidade vai parar nos dias 9, 10 e 11 de maio durante a visita de Bento XVI. Nesses três dias, a bordo do papamóvel, o papa vai atravessar o centro no horário do rush. Além dos desfiles públicos, Bento XVI tem também uma agenda secreta – e as autoridades só serão avisadas dela em cima da hora.

MÍDIA

Confusão sem fim
É um novo capítulo na novela da briga dos herdeiros de Assis Chateaubriand e os Diários Associados. A juíza Leila Lopes, da 14ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou a quebra do sigilo bancário de onze empresas do grupo e de seus condôminos. Eles são acusados de desviar cerca de 200 milhões de reais do grupo de comunicação, que já foi o mais importante do Brasil.

ANIMAIS

Cadeirinha de cachorro
Pet shops e produtos destinados aos animais domésticos estão entre os investimentos de grande retorno nos dias de hoje, mas tem gente exagerando. Fabricante de cadeirinhas para o transporte de crianças, a Tubline acaba de pôr na praça uma cadeira para carregar seu gato ou cãozinho no carro com maior segurança. A altura é regulável, mas só comporta cães até 10 quilos.

Vivo recebe ultimato da CBF

Mariana Guerra/JC Imagem/AE
Teixeira, da CBF: briga fora dos campos


O cachimbo da paz que fora aceso entre a Vivo e a CBF apagou-se repentinamente. O motivo é o contrato de patrocínio da seleção, que a CBF ameaça romper por entender que está recebendo milhões de dólares a menos do que deveria. Ricardo Teixeira mandou na semana passada uma carta para Roberto Lima, presidente da Vivo. Nela, um ultimato: se não for renegociado até o dia 25, o contrato válido até a Copa de 2014 será rompido. O caldo entornou. Assim, já no jogo entre Brasil e Inglaterra, em 1° de junho, a Vivo estaria longe da seleção.


Com Jan Theophilo

Arquivo do blog