Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, outubro 10, 2008

SERGIO COSTA Um prato bem frio

RIO DE JANEIRO - A Base Aérea de Santa Cruz fica em... Santa Cruz, o bairro mais distante do centro, onde fica a sede da prefeitura -chamada de Piranhão pelos cariocas (a explicação do apelido fica mais embaixo). Nessa lonjura, a portas fechadas, sem direito a foto, deu-se a tentativa de aproximação entre Lula e Eduardo Paes, avalizada pelo governador Sérgio Cabral.
O fato em si, desenrolado num rancho militar, mostra a (pouca) disposição de Lula em digerir o ex-tucano, que a ele se referia como "chefe da quadrilha" à época do mensalão. Paes quer esquecer o passado. Lula não. E, mesmo que seja acometido por algum tipo de amnésia, a primeira-dama estará sempre ali para lembrá-lo dos ataques ao filho. Em 2005, Paes também mirou em Fábio Luiz Lula da Silva. Acertou um coração de mãe.
Vingança é um prato que se serve frio. No caso do ex-tucano, literalmente. Lá em Santa Cruz, teve que esperar três horas para dividir a refeição com o presidente. Ouviu histórias, causos e piadas. Pediu desculpas, humilhou-se em troca de apoio. Pela agenda internacional de Lula, calcula-se que o presidente tenha pouco tempo para subir em palanques até o dia 26. Logo...
Para não dizer que lavou as mãos após o almoço, Lula mandou um presentinho, via José Alencar, empacotado no eleitorado monolítico de uma igreja. Toma um Crivella lá e deixa quieto. Paes ganhou um caminhão de votos, mas, a julgar pelo 1º turno e o último Datafolha, com uma jamanta de rejeição a reboque.
Em tempo: a sede da prefeitura, o Centro Administrativo São Sebastião, é um prédio construído em região que abrigou por muito tempo uma zona de baixo meretrício, a Vila Mimosa. Quem ganhar, vai governar o Rio a partir da estrutura montada no Piranhão. Um lugar emblemático para refazer -sem trocadilho- a reputação do Rio.

Arquivo do blog