Entrevista:O Estado inteligente

sábado, outubro 04, 2008

A maquiagem de alta definição

Jato de novidade para todas

A maquiagem criada para o cinema e a televisão
em alta definição chega às passarelas e aos salões


Bel Moherdaui

Fotos Richard Drew/AP e Lailson Santos
Imagem da perfeição
Modelo em desfile com a nova técnica e o trabalho de Anna com o aerógrafo para a Globo

Quem tem uma idéia de como é feita a pintura de automóvel, com mangueiras de ar comprimido que lançam jatos finíssimos de tinta, vai captar o conceito. Para aparecer perfeitamente linda em Os Mutantes, a atriz Carla Regina passou por processo semelhante, assim como todo o elenco do seriado Heroes e do filme 300 (incluindo o bronzeado Xerxes de Rodrigo Santoro). O aerógrafo (airbrush, para quem prefere o termo importado – e todo mundo do ramo prefere) é uma das principais ferramentas da maquiagem em alta definição, uma técnica especialmente criada para embelezar rostos primeiro no cinema, depois na televisão, e que agora começa a migrar para as passarelas e os salões de beleza. A maquiagem HD (de high definition, claro) é essencial porque em alta definição as imperfeições, tanto naturais (rugas, manchas, marcas de acne) quanto provocadas pela mão humana (excesso de base, acúmulo de rímel), se destacam como se estivessem sob uma lupa. O segredo da nova técnica é o uso muito parcimonioso de uma nova geração de instrumentos que exigem tempo e destreza – um problema para mulheres que mal sabem traçar um risco nos olhos, uma solução para os maquiadores profissionais.

"A câmera de alta definição, a televisão de HD e a máquina fotográfica digital têm uma diferença grande na leitura das imagens, que nelas é feita em pixels, ou pontos. Para que a maquiagem tenha uma excelente leitura, ela precisa ser colocada ponto a ponto também. Isso pode ser feito batendo a maquiagem na pele, em lugar do movimento de massagem mais usual, ou com o aerógrafo. O aparelho consegue um grau de perfeição que a mão humana não atinge", explica Lisandra Zamboni, diretora da Kryolan do Brasil, fabricante de maquiagem profissional. Em geral líquidos, os novos produtos têm textura mais fina e exigem um bocado de paciência. "Antes, os atores chegavam e em quinze minutos era possível fazer um truque. Hoje não dá mais. Uma maquiagem bem-feita para televisão de alta definição demora uma hora", explica a maquiadora profissional Vanessa Rozan. "É a melhor maquiagem para qualquer situação: cinema, televisão, foto e até para sair na rua", elogia Anna van Steen, coordenadora do setor na minissérie Som & Fúria, que estréia no início de 2009 na Globo. "Esconde manchas, estrias e varizes. Funciona até para criar um bronzeado."

No ramo civil, digamos, as desbravadoras em geral são noivas – criaturas por natureza muito expostas e fotografadas (inclusive por máquinas digitais) e adeptas de toda e qualquer novidade em matéria de embelezamento. "É uma mudança no conceito de beleza. A idéia é que essa maquiagem não seja vista. Percebe-se uma diferença na pele, como se fosse uma película, praticamente invisível", diz o maquiador Beto França, de São Paulo, que já tem sete desfiles e quinze noivas no currículo HD. Uma sessão de maquiagem com aerógrafo pode custar 600 reais – só o rosto.


Arquivo do blog