Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, abril 09, 2007

Miriam Leitão Vítimas de todos os governos

O dado que está sendo divulgado pelo Globo nesta segunda-feira, de que existem no Brasil dois milhões e quatrocentos mil analfabetos jovens é alarmante e inaceitável.

O analfabetismo brasileiro tem índices altos, mas concentrado em pessoas de idade mais alta: metade dos analfabetos tem mais de 50 anos. São vítimas dos velhos erros do Brasil de não dar a devida atenção à educação. Um dos argumentos usados por alguns especialistas é que se são mais velhos, não valeria a pena gastar tanta verba para alfabetizá-los já que o dinheiro tem que estar concentrado na educação de crianças e jovens. Mas e quando o dado é esse: quando se tem um número tão impressionante de jovens analfabetos?

O que o dado revela é que eles são vítima dos erros recentes. Quem tem trinta anos chegou à idade escolar, quando a ditadura já tinha acabado e o governo Sarney prometia que seria "Tudo pelo Social". Depois veio o governo Collor que prometia modernização, acabar com carroças, abrir o país para o mundo. Depois veio o governo Itamar que indicou um dos seus amigos para o Ministério da Educação. Depois veio o governo Fernando Henrique que fez a campanha "Toda Criança na Escola". Depois veio o governo Lula com seus três ministros e o primeiro deles, era Cristovam Buarque que prometia acabar com o analfabetismo.

Os dois milhões e quatrocentos mil analfabetos que têm menos de 30 anos não foram incluídos por nenhum desses governos, nenhuma dessas campanhas. Para eles, todos os governos, os ministros, as campanhas, as políticas, falharam.

Arquivo do blog