Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, novembro 11, 2008

Miriam Leitão Sem consenso

Enfrenta resistências a candidatura do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, à presidência do PT. A tendência Construindo um Novo Brasil, que é majoritária, vai realizar um seminário nacional nos dias 7 e 8 de dezembro, em São Paulo, para discutir nomes. Seus dirigentes não têm simpatia por Gilberto, já endossado pela Mensagem ao Partido e pela Novos Rumos.

ACM Neto: "Três forças e dois palanques"

Herdeiro do carlismo, o líder do DEM, deputado ACM Neto, fala da luta política na Bahia: 1. "Existem três forças mais densas na Bahia: o PT, o PMDB e o DEM"; 2. "Elas vão gerar dois palanques nacionais, um do PT e do governo, outro da oposição"; 3. "O PT vai estar em um, o DEM em outro. A grande dúvida é o PMDB"; 4. "Nós estamos abertos a debater tudo, somos a única chance de o PMDB ter a possibilidade de concorrer ao governo estadual"; 5. "Quanto ao PSDB, ele vai ter de se resolver. Se quiser nosso apoio na eleição nacional, não vamos permitir que ele permaneça como uma linha auxiliar do PT no Estado da Bahia".

Seria pobreza do governo concentrar a reforma política na fidelidade partidária" - João Paulo Cunha, deputado federal (PT-SP), relator da reforma política

SANTO DE CASA... É cada vez menor o número de parlamentares federais que conseguem vencer eleições municipais. O deputado Reinaldo Nogueira (PDT) foi quem melhor se saiu, fazendo 69,8% dos votos em Indaiatuba (SP). Os vexames foram muitos: Waldir Maranhão (PP-MA) e Filipe Pereira (PSC-RJ), com 0,54% dos votos; Ivan Valente (PSOL-SP), com 0,67%; Gorete Pereira (PR-CE), com 0,96%; Pedro Fernandes (PTB-MA), com 0,82%.

Anistiado

Líder da Revolta da Chibata, João Cândido terá sua estátua transferida do Museu da República para a Praça XV, em cerimônia no Dia da Consciência Negra, que contará com a presença do presidente Lula e show de Martinho da Vila.

Coalizão

O clima entre o PT e o PMDB do Senado está azedo com a disputa pela presidência da Casa. Senadores do PMDB reclamam que os petistas os estão expondo ao listar cargos que ocupam no governo, martelando a pecha de fisiológicos.

"Meia Amazônia, não"

O Greenpeace está fazendo uma campanha, com direito a abaixo-assinado, contra o projeto de lei que reduz a reserva legal das propriedades na Amazônia de 80% para 50%. A proposta, chamada de "Floresta Zero", foi aprovado no Senado e está na Comissão de Meio Ambiente da Câmara. O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), conseguiu retirá-lo de pauta até que os ambientalistas apresentem seus relatórios.

Promessa é dívida

Às vésperas de ser eleita presidente da CNA, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) prometeu acabar com as infrações cometidas por empresários do campo à legislação trabalhista e ambiental. Nos últimos seis anos foram 15.258 autos de infração lavrados por fiscais do Ministério do Trabalho em 1.217 fazendas. Sua avaliação é que esse descaso com os direitos trabalhistas e os deveres ambientais é o principal responsável pelo desgaste da imagem dos produtores rurais.

DEPOIS DA legalização das centrais sindicais, a prioridade do Ministério do Trabalho agora é regulamentar a prestação de serviços terceirizados.

IMPASSE no Parlamento do Mercosul. O Paraguai não aceita que o número de representantes dos países seja proporcional à população; e o Brasil não aceita bancadas do mesmo tamanho, como é hoje.

O DIRETOR de Serviços Judiciários de Mônaco, Philippe Narmino (da extradição de Salvatore Cacciola), participa quinta-feira, em Brasília, de seminário sobre cooperação jurídica internacional.

Arquivo do blog