Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 29, 2008

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

GRAMPOLÂNDIA

Ana Araujo
Guerra de números
Empenhado em derrubar a informação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que divulgou haver no país 12 000 escutas legais, o presidente da CPI dos Grampos, Marcelo Itagiba, juntou dados já enviados pelas sete maiores operadoras do país e constatou: só na primeira semana de março havia 21 731 telefones interceptados. Mas e os tais 400 000 grampos feitos em 2007, divulgados no início do ano pela CPI? Bem, nessa conta incluíam-se as renovações quinzenais das interceptações feitas nas mesmas linhas.
A conta não fecha Itagiba: divergência sobre os dados do CNJ

SATIAGRAHA

Mudança de ares
Humberto Braz, o lobista de Daniel Dantas que ficou preso por trinta dias durante a Operação Satiagraha, acaba de comprar um apartamento em Ipanema. Pagou 1,8 milhão de reais, à vista. Mas não vai se mudar agora. Antes, fará uma grande reforma no imóvel.

GOVERNO

Está chegando a hora
Nelson Jobim escolheu o novo presidente da Infraero. Substituirá Sergio Gaudenzi, com quem nunca se afinou. O eleito é um executivo, oriundo da iniciativa privada. Jobim já levou o nome a Lula.

A farra da Abin 1
Foi grande a farra dos servidores da Abin no almoço de 5 175 reais promovido em outubro de 2003 na churrascaria Porcão, em Brasília. O gasto, pago no cartão corporativo, foi qualificado, veja só, como secreto. Só se for para esconder do TCU o tamanho da festa. O cupom fiscal ao qual VEJA teve acesso na semana passada mostra que os 69 convidados se esbaldaram.

A farra da Abin 2
Mais do que a farra gastronômica, impressiona o tamanho da farra etílica. Foram consumidos 44 chopes, 38 caipirinhas, oito garrafas de vinho, trinta doses de licor importado – Drambuie, Frangelico, Cointreau, Romana Sambuca, Mozart, 43 e Amarula. Ah, e uma de uísque também. Tudo isso em plena quinta-feira, num almoço que, pelo registro da nota, se estendeu até quase as 17 horas.

Não foi a primeira vez
A gastança não começou no governo Lula. Outra nota, de julho de 2002, mostra que já no fim do governo FHC os funcionários da Abin aproveitavam para farrear com o cartão corporativo. Na mesma churrascaria, 47 pessoas participaram de um rodízio numa noite de quarta-feira. E, naturalmente, os copos não ficaram vazios. Só de bebida alcoólica foram 49 chopes, 26 caipirinhas, quatro uísques Red Label e dois Camparis.

Olhos vermelhos, nunca mais

Celso Junior/AE
Vista de lince Lula adeus à vermelhidãos

Está vendo a foto acima? Tem mais de seis meses. Sabe como descobrir isso? Simples: nela, os olhos de Lula estão vermelhos. Há seis meses, o presidente começou a cuidar, com o oftalmologista paulista Samir Bechara, de um problema que o incomodava e tinha causas variadas: a vermelhidão nos olhos. O tratamento, que acabou há duas semanas, foi feito com colírios e medicamentos. Agora, se Lula aparecer com os olhos vermelhos por aí, é porque andou chorando.

ENTRETENIMENTO

Homem-show
Nizan Guanaes anuncia em breve seu ingresso na produção de grandes shows, com a compra de duas empresas do setor – a Mondo e a Evenpro.

ECONOMIA

Crédito curto
O crédito consignado aos aposentados do INSS deu uma freada brusca depois da crise. Aos números: a média histórica desses empréstimos girava em torno de 800.000 operações mensais. Em outubro, ficou na faixa de 70.000. E, em novembro, cairá mais um pouco – e não é por falta de vontade dos aposentados. É porque a fonte secou.

Comprando na baixa
De Eike Batista, fazendo da crise oportunidade: "A partir de agora até meados de 2009, estaremos num ótimo período para fazer boas aquisições".

COPA 2014

Negócios da bola
A Andrade Gutierrez está de olho grande no Mineirão. Tem pronto um megaprojeto para uma completa reforma do estádio e do seu entorno, que o preparará para a Copa de 2014. Os planos da Andrade já foram apresentados a Aécio Neves.

INTERNET

Na rede Isabella: interesse popular pela tragédia

Os dez mais acessados
O Yahoo! Brasil divulga nos próximos dias o seu ranking dos dez termos mais buscados de 2008. Alguns campeões são óbvios e naturais, mas chama atenção a ausência do nome de qualquer político brasileiro. Pela ordem, a lista é a seguinte: BBB8, Olimpíadas, Oscar 2008, Células-tronco, Mulher Melancia, Isabella Nardoni, Dengue, Amy Winehouse, Barack Obama e Portabilidade numérica (a possibilidade de mudar de operadora de telefonia e manter o mesmo número de celular).

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog