Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, novembro 03, 2008

"Associação entre Itaú e Unibanco".

Presidente Lula foi informado ontem na base aérea

O Presidente Lula foi informado ontem de que estava nascendo no Brasil o maior banco do hemisfério Sul. Ele teve uma reunião com os banqueiros Pedro Moreira Sales e Roberto Setúbal. Os dois foram a Brasília informar também ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

A negociação entre os bancos vinha sendo costurada há meses, mas se acelerou devido a crise bancária que sacode o mundo desde 15 de setembro. Nestes casos, o melhor movimento é preventivo e surpreendente, e foi exatamente isso o que fizeram os dois grandes bancos brasileiros. Eles agora ficam maiores que o Bradesco e que o Banco do Brasil.

Há muito tempo circulavam informações sobre o Unibanco ser comprado por algum grande player global. Com esse novimento, os dois bancos criam um grande player brasileiro, e no momento mais difícil para a indústria de bancos no mundo.

Os Moreira Salles e os Setúbal são amigos do tempo dos dois fundadores dos grupos, o embaixador Moreira Salles e o ministro Olavo Setúbal. Os filhos dos dois, e que são presidentes dos bancos, é que se reuniram para a discussão da fusão. Roberto será o executivo, Pedro será o presidente do conselho de administração. O controle será compartilhado, ainda que as regras da fusão provavelmente vão dar uma parte maior do capital ao grupo Itaú porque eles fizeram os cálculos pelo valor de mercado dos dois grupos nos últimos 45 dias. E o Unibanco teve quedas maiores.

O ex-ministro da Fazenda Pedro Malan que está no grupo Unibanco e fará parte, certamente, do novo grupo, me disse o seguinte:

- O grupo já nasce com vocação global, o Unibanco tinha alguma coisa fora, mas principalmente o Itaú tem operações na Argentina, Uruguai, China, Japão. O Unibanco já foi procurado por vários grupos, mas achou melhor a proposta de união com um outro grupo nacional com quem sempre compartilhou valores, afinidades e objetivos.

O novo banco nasce com R$ 570 bilhões de ativos e mais de R$ 50 bilhões de capital. Já é um dos vinte maiores do mundo.

Vejam aqui o Fato Revelante divulgado pelos dois bancos anunciando a fusão (seção Comunicados - 03/11 "Associação entre Itaú e Unibanco".

Arquivo do blog