Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, janeiro 31, 2008

Rei Juan Carlos telefona para Marta: “Por qué no te callas?”

clicar

A ministra do Turismo e futura candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Favre, é uma malcriada. Nesta quarta, envergonhou o Brasil com seu misto de prepotência e ignorância. Ela participa, em Madri, na Espanha, da Feira Internacional de Turismo. Segundo informa Anelise Infante, da BBC Brasil, ao ser questionada sobre os índices de violência (vocês viram os dados divulgados ontem pelo próprio governo), afirmou que “o Brasil, ao menos, não tem terrorismo”.

No dia 11 de março de 2004, um atentado da Al Qaeda matou 191 pessoas na capital espanhola e deixou um saldo de 1.830 feridos. Os espanhóis enfrentam ainda as ações do grupo separatista ETA. É a mesma ministra que recomendou aos brasileiros, dada a crise área, o “relaxa e goza”. Como se vê, não foi ato falho, mas arrogância; não foi deslize, mas método. Marta junta duas coisas bem pouco recomendáveis numa só pessoa: o mandonismo da elite caipira, de onde vem, com a delinqüência teórica do petismo, à qual aderiu.

Ela achou que era pouco. Resolveu avançar no despropósito. Na entrevista coletiva, disse que a Espanha, depois dos atentados, não era um destino mais seguro do que o Brasil. Fez-se um silêncio constrangedor. Estava inquieta, insaciável: afirmou que, se tivesse medo, não viajaria à Europa — “Aqui tem terrorismo, cataclismos”. Com a frivolidade característica, assegurou que Banânia não “é um país mais violento do que os outros". E completou: “O que acontece no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, vira imediatamente manchete e uma tragédia."

Frívola, mal-informada e ridícula. Sabem qual é a taxa de homicídios por 100 mil habitantes na Espanha? 1,2!!! A do Brasil é pelo menos 20 vezes maior; a do Rio, que ela citou, 37 vezes.

Sua disposição para a bobagem parecia compulsiva. Segundo ela, a crise aérea já acabou e “durou apenas quatro meses”. Vamos ver: não acabou. E a fase aguda durou mais de um ano. Estava realmente com a macaca. Num rasgo de exaltação de nossas belezas naturais, mandou ver: “Os europeus podem criar muitos monumentos, mas lugares de beleza natural como Foz do Iguaçu, ninguém pode inventar". Boa lembrança. Já que ela falou sobre violência, não custa lembrar que Foz lidera o ranking oficial de mortes de jovens no país: 154 por 100 mil. Na Espanha “do terrorismo” e dos cataclismos, é de 0,7 por 100 mil.

Quando falam que Marta é uma das pré-candidatas do PT à Presidência em 2010, não sei se solto rojões ou começo a rezar.

O rei Juan Carlos, segundo apurei, telefonou para Marta Favre. Foi sucinto: “Por qué non te callas?”

Arquivo do blog