Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, abril 11, 2007

Ancião satânico- Ruy Castro

Ancião satânico

Artigo - Ruy Castro
Folha de S. Paulo
11/4/2007

O roqueiro Keith Richards, braço armado dos Rolling Stones, admitiu outro dia que cheirou as cinzas do próprio pai, morto em 2002, aos 83 anos. O relato de Richards não podia ser mais cru. Disse que misturou as cinzas de seu pai com cocaína e cheirou tudo junto. E que o velho, se já não estivesse pulverizado, teria achado ótimo.
No dia seguinte, a agente do guitarrista, pressentindo um certo mal-estar, tentou desmentir. Segundo ela, Keith estava "brincando". O próprio Richards afinou e disse que, na verdade, usou as cinzas para adubar uma árvore. Não colou. Acho a primeira versão mais de acordo com o junkie sarcástico e cruel que, nos anos 70, se gabava de fazer seu cachorro tomar LSD.
Keith Richards está com 64 anos, idade tida como provecta no rock e em toda parte (cf. "When I"m 64", dos Beatles). Dentro de mais um ano, será legalmente um ancião. Se fosse brasileiro, teria direito a passe livre em ônibus e a furar a fila nos bancos. Claro que, seja onde for, nunca precisará gozar desses privilégios, porque é quaquilionário. Mas não será surpresa se, em breve, passar a ser levado por uma babá para tomar sol no jardim, de boina, cachecol e com uma manta quadriculada no colo.
A antiga "majestade satânica" dos Stones, que justificaria a ignomínia de cafungar os restos paternos, soa deslocada na boca de um macróbio -parece coisa do tempo em que Dondon jogava no Andaraí. E quero crer que os fãs originais do conjunto evoluíram. Se eram adolescentes em 1964, quando os Stones surgiram, significa que, hoje, terão quase 60 anos. Muitos serão avós. Não devem ter gostado da piada porque sabem que não falta quem siga sugestões cretinas e, de repente, eles estarão sujeitos a ser cheirados por um neto junkie mais afoito.

Arquivo do blog