Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Lula promete Natal tranqüilo


Artigo - Denise Chrispim Marin
O Estado de S. Paulo
10/12/2006

Para presidente, crise nos aeroportos já acabou e brasileiros não sofrerão mais por "aparelho de controle de vôo"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou ontem que acabou a crise nos aeroportos brasileiros. Pouco antes de embarcar rumo ao Brasil de Cochabamba, na Bolívia, onde participou da 2ª Reunião de Cúpula da Comunidade Sul-americana de Nações, o presidente afirmou que havia recebido notícias sobre a normalidade nas operações aéreas e que, do Aerolula, conversaria por telefone com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno. Confiante, chegou a anunciar que, salvo um incidente inesperado, os brasileiros viajarão tranqüilos no Natal e no verão.

"Acho que acabou a crise. Estamos vivendo um rescaldo. A situação parece já ter se normalizado", disse Lula. "Temos o compromisso da Aeronáutica e o compromisso dos controladores de vôo. Vamos descentralizar o controle de vôo para São Paulo e outras cidades importantes e preparar melhor o pessoal. Vamos testar o sistema todos os dias", completou.

"Quero que o Brasil passe um Natal em que as pessoas viajem com tranqüilidade. Não tem sentido o Brasil viver com problemas nos aeroportos", declarou. "As pessoas podem vir a sofrer por causa de chuva demais, da queda de uma torre (de controle). Mas por causa de aparelho de controle de vôo não vão sofrer mais."

Pouco antes, na reunião com colegas sul-americanos, o presidente havia solicitado licença ao anfitrião, o boliviano Evo Morales, para antecipar sua saída. Como justificativa, disse que o Brasil vive séria crise no setor aéreo, provocada por operação padrão dos controladores de vôo de Brasília, há 60 dias. Chegou a mencionar encontro que teria com o Comando da Aeronáutica, pegando de surpresa assessores. O embarque ao Brasil, que deveria ser às 18h30 (horário de Brasília), foi às 17 horas.

Arquivo do blog