Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Lucia Hippolito : Dirceu é página virada


blog noblat

 

"Terminou finalmente a agonia que durava desde 2 de agosto, quando o agora ex-deputado José Dirceu prestou depoimento no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.


Na sessão de ontem, eram necessários 257 votos para cassar seu mandato. Foram 293 votos a favor, 192 contra e oito abstenções.


Desde a manhã de ontem, o Palácio do Planalto trabalhava com um Plano B, se o STF recusasse o recurso de Dirceu. O Plano B do Planalto era esvaziar o plenário da Câmara, evitando a constituição do quorum de 257 deputados, necessário para dar início ao processo no plenário da Câmara.


Dizia-se também que o senador José Sarney, que controla uma razoável bancada de deputados, estava trabalhando pelo esvaziamento.


O primeiro sinal de que Sarney teria desistido foi sua viagem acompanhando o presidente Lula em comemorações da criação do Mercosul. Com Sarney fora de Brasília, suas tropas se dispersaram e votaram como quiseram.


Assim também aconteceu com a tropa do Planalto. Quando viu que não conseguiria esvaziar a sessão, o Planalto trabalhou para conseguir um índice-monstro de abstenções já no plenário, o que inviabilizaria a obtenção do número mínimo de 257 votos a favor para concretizar a cassação de José Dirceu.


Mas também aí Dirceu foi traído ou, no mínimo,  abandonado. O resultado final foi de apenas oito abstenções. Portanto, ou o Planalto abandonou Dirceu ou mais uma vez o Planalto pagou e não levou.


Agora, José Dirceu é página virada.


Os deputados do PT que estão com o mandato a prêmio e não renunciaram, acreditando no que lhes dissera José Dirceu, que seria absolvido pelo Supremo, criando jurisprudência para os outros casos, colheram novo fracasso.


Os deputados do Conselho de Ética estão irritados com as manobras de Dirceu para salvar o próprio mandato, e também os ministros do Supremo, que foram arrastados para o olho do furacão da crise pelo próprio José Dirceu, e ficaram muito mal perante a opinião pública.


Os próximos processos, que deverão propor a cassação de outros deputados, têm muito o que aprender para construir relatórios mais cuidados, mais elaborados a respeito dos outros envolvidos, para que não se envolva novamente o Supremo Tribunal Federal numa luta partidária. Amém."

Arquivo do blog