Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, março 18, 2011

Fernando de Barros e Silva Inflação na cabeça

Folha de S Paulo
Depois de Ana Maria Braga e de Hebe Camargo, onde pôde "homenagear" as
mulheres e interagir com as massas televisivas, Dilma Rousseff
concedeu sua primeira entrevista exclusiva mais séria a Claudia
Safatle, do jornal "Valor Econômico". O veículo define a natureza (ou
a tônica) da conversa e o perfil do leitor que a presidente busca
alcançar. Falou-se de muitas coisas, mas o tema recorrente, que
atravessa as páginas como um fio vermelho, é a ameaça da inflação.

Acompanhe a sequência monótona de frases, todas da entrevista:

1) "Eu não vou permitir que a inflação volte no Brasil. Não permitirei
que a inflação volte, sob qualquer circunstância";

2) "Não tem pequena gravidez. Ou tem gravidez ou não tem. Agora, não
farei qualquer negociação com a taxa de inflação. Não farei";

3) "Eu não negocio com inflação";

4) "Tenho tranquilidade de dizer que em nenhum momento eu tergiverso
com inflação";

5) "Quando eu digo que tenho firme convicção de que não se negocia com
a inflação, é para você saber que nós passamos todo o tempo olhando
isso".

Contei sete menções ao problema. Ideia fixa? Mais do que isso, tanta
insistência obsessiva e sintomática significa que Dilma entrou
pessoalmente em campo porque percebe que o governo está perdendo a
batalha das expectativas. O mercado já está trabalhando com uma
"pequena gravidez" e não vê que o Planalto esteja agindo de maneira
convincente para abortá-la.

Não é por outra razão que Dilma disse ao "Painel" da Folha, também
ontem: "Não vou aceitar nenhuma tentativa de diminuir a importância de
Guido Mantega no meu governo".

Ninguém precisaria dizer isso de um ministro sólido.

Juntando-se as duas coisas - o temor inflacionário e a vulnerabilidade
de Mantega -, fica a sensação de que o garçom entrou no quarto e
atrapalhou a lua de mel entre a presidente e as elites. Nada, por ora,
que abale o casamento. Mas aquele clima romântico do início já era.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Arquivo do blog