Entrevista:O Estado inteligente

domingo, fevereiro 28, 2010

Apoiar assassinos, e não ter remorsos

Publicado por Cassio Curvo em 28/02/2010 às 13:02 hs.

(Cassio Curvo) Este país passou dos limites.Se a chegada de Lula ao poder desmoralizou o roubo e a corrupção, dando-lhes outros nomes, como “recursos não contabilizados”, a mentira e dissimulação também foram desmoralizadas. Enquanto o mundo se revolta pelas palavras ditas por Lula sobre a morte do preso político cubano Orlando Zapata, aqui elas são admitidas como algo aceitável, permissivas quando ditas por ele.
Ao se ver encurralado pela reação mundial, como reação às declarações de apoio ao governo cubano e também ao apoio à proliferação nuclear do Irã, disse que deve satisfação apenas ao povo brasileiro. Se ele diz e o povo aceita passivamente, o mundo deve entender que nosso povo também entende assim.

Por isso, a declaração de Lula sobre a morte do preso político cubano, quando praticamente condenou o morto pela própria morte, representa a completa falta de consciência e princípios da nação em relação aquele ser humano.

Zapata, após quase uma década preso, de uma sentença de 36 anos, condenado apenas por se opor àquele governo, não sofreu apenas por ter sua liberdade cerceada, sofreu fome, humilhações, espancamentos, quando teve que ser operado, e ainda convalescendo da cirurgia, foi espancado novamente. Ao entrar em greve de fome, seus carcereiros ameaçaram-no, dizendo que se bebesse água, esta estaria com detergente. Deixou de beber água também, e teve que usar a própria morte como arma. Desesperado por todo sofrimento, viu que só conseguiria a liberdade tendo a morte como fuga.

E o que dizem aqui os defensores daquela ditadura? Ainda usam o embargo econômico como discurso. Empobrecidos nos argumentos, não vêem como é possível apagar a carnificina realizada na ilha. Os defensores de Fidel lembram os que na idade média entravam em transe ao ver a santa inquisição queimar na fogueira os que eram contra a igreja. A morte é parte da conquista do paraíso, e por ele tudo é possível.

Certamente o remorso não faz parte de suas consciências, mas saibam que tanto as mãos de Lula, quanto as deles, estão sujas de sangue por defenderem quem mata apenas para manter o poder. Que no futuro o remorso lhes pese.

Arquivo do blog