Entrevista:O Estado inteligente

domingo, fevereiro 21, 2010

Não parece. Mas Lula garante que há uma universidade nesta foto

AUGUSTO NUNES

21 de fevereiro de 2010














“E pasmem para uma coisa que é importante”, gabou-se Lula de novo. “Eu, torneiro mecânico, já sou o presidente da República que mais fez universidades neste país”. Jura que construiu 13. Para chegar a esse número, inclui, por exemplo, o campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC, inaugurado em 25 de agosto de 2009. A imagem que ilustra este post registra o momento da inauguração. Não parece, mas Lula garante que há uma universidade na fotografia.

No dia da festa, o maior governante desde Tomé de Sousa irrompeu no berço político ao lado da primeira-dama e escoltado pela procissão de ministros. Na discurseira para a plateia reunida num auditório, contou que construíra aquele templo do conhecimento por temer a ciumeira de Marisa Letícia, que exigiu para a cidade natal uma universidade igualzinha à de Garanhuns. Atribuiu o ligeiro atraso das obras ao Tribunal de Contas da União e avisou que o campus para 15 mil alunos logo seria conhecido no mundo inteiro como um viveiro de gênios da engenharia.

Encerrada a discurseira, foi visitar a maravilha sem plateias por perto. A foto registra o momento da inauguração. Aplaudido pela primeira-dama e pelo companheiro prefeito Luiz Marinho, o presidente da República não descerra nenhuma placa. Apenas movimenta uma pá com as duas mãos. Como o monumento ao saber só existia no palavrório de palanque, o JK de chanchada inaugurou uma pedra fundamental e deu por inaugurada outra universidade federal.

Arquivo do blog