Entrevista:O Estado inteligente

terça-feira, dezembro 05, 2006

Eliane Cantanhede - Últimos vestígios

Eliane Cantanhede - Últimos vestígios


Folha de S. Paulo
5/12/2006

Do médico Pedro Carneiro, ontem, no "Painel do Leitor": "Fiquei decepcionado com a decisão de Lula de entregar o Ministério da Saúde para o PMDB". Não foi só ele.
Tudo bem que, no primeiro mandato, Lula pescasse o presidente do Banco Central e os ministros do Desenvolvimento e da Agricultura nas águas do PSDB. Afinal, os petistas nunca entenderam nada de sistema financeiro, de indústria e de agronegócio -a não ser para meter a lenha.
Mas Lula tinha também de escorraçar petistas de áreas que são (ou eram) usadas como símbolos do vanguardismo, do nacionalismo e da prioridade social do PT?
Demitiu Cristovam Buarque da Educação, engavetando os seus projetos para o ensino básico e o combate ao analfabetismo. Depois, foi obrigado a admitir que a estatura de Humberto Costa não correspondia à expectativa para o Ministério da Saúde num governo do PT e cedeu a pasta para o PMDB. Agora, acusa Marina Silva, do Meio Ambiente, de algo como "atravancar o progresso".
Cristovam e Marina têm lá seus defeitos, mas são nomes respeitados tanto no país como no exterior -ambos são recebidos por BID e Bird até sem marcar audiência. E Humberto Costa pode ter sido um erro, mas um erro de quem?
À decepção do dr. Pedro Carneiro com a entrega da Saúde ao PMDB some-se uma nova angústia: se Marina Silva se cansar ou não suportar a batalha com Dilma Rousseff (ponta-de-lança de Lula), quem irá para o lugar dela? O perfil do substituto pode dizer muito da personalidade de todo o segundo mandato.
O governo está cada dia mais peemedebista e menos petista, mais pragmático e menos vanguardista. Corresponde a dizer que Lula está ficando igual a todos que o antecederam -e que ele condenava. Errou ao criticá-los? Ou erra ao imitá-los?

Arquivo do blog