Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, dezembro 15, 2006

BARBARA GANCIA Uma questão de bom senso


Que tipo de flexibilidade se pode esperar de gente que não admite que Fidel Castro é um ditador sanguinário?


EM UM MUNDO perfeito, teria sido por convicção que o presidente Lula parafraseou a manjada frase de George Bernard Shaw, que todo colegial inglês aprende no ensino médio, de que homens normais são socialistas na juventude, liberais na idade adulta e conservadores na velhice.
Mas não foi a persuasão íntima que moveu Lula a dizer, textualmente, que, "se você conhecer uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque ela tem problemas. Se você conhecer uma pessoa muito nova de direita, é porque também tem problemas". O presidente disparou a gracinha diante de uma platéia de adultos e velhos sem "problemas", todos muito felizes em pertencer ao establishment. E o fez justamente no momento em que articula as alianças para o segundo mandato.
Em um mundo perfeito, um presidente que manda rótulos às favas seria aplaudido. Mas, como sabemos que o maior aliado de Lula no próximo governo será o saco de gatos do PMDB, o cinismo da boutade só pode ser encarado pelo que é -oportunismo do mais deslavado. Por outro lado, não há nada de errado com o conceito de George Bernard Shaw. De fato, a maioria das pessoas esclarecidas tende a querer consertar o mundo na juventude e vai aprendendo a ser mais pragmática ao longo da vida. É uma questão de bom senso, e Lula não disse nada que todos já não soubessem.
É aí que entra a figura do "perfeito idiota latino-americano", aquele personagem do livro de Alvaro Vargas Llosa que tanto me encanta. A reação da esquerda tapuia à afirmação de Lula foi desproporcional. E previsivelmente melindrada. Mas, hélas, que tipo de flexibilidade se pode esperar de gente que pensa como Plínio de Arruda Sampaio, Chico de Oliveira e Oscar Niemeyer? Se eles não conseguem nem mesmo admitir que Fidel Castro é um ditador sanguinário e que o regime soviético produziu injustiça, corrupção e a falência do Estado, como é que se pode pedir que dêem risada de si mesmos?
Alô, Plínio de Arruda Sampaio!
Andropausa é uma fase da vida. Ou então uma condição mental que acomete quem não consegue se desvencilhar de dogmas que caíram por terra junto com o Muro de Berlim.

Arquivo do blog