Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, dezembro 14, 2006

O PIB DAS CIDADES ! Cesar Maia

1. O PIB das Cidades é calculado de forma residual pelo IBGE. O que se calcula diretamente é o PIB dos Estados. Depois todo o produto que não pode ter uma alocação direta num município é distribuído por algum critério de rateio aos municípios de um Estado.

2. Por exemplo, o caso do Estado do Rio. A produção de petróleo produz efeitos diretos sobre o PIB deste ou daquele município através dos recursos que circulam , estimulando a atividade econômica local. Mas o valor de produção do petróleo é muito maior que o impacto direto que tem sobre as atividades específicas dos municípios. Como distribuir este valor ? O IBGE fixa proporções de rateio pela proximidade maior ou menor dos municípios, por exemplo.

3. Na verdade este efeito do valor da produção não alocável, é meramente contábil para que se feche a soma dos municípios com o PIB do Estado. Mais adequado talvez fosse ter um município virtual para alocar esta diferença, que é muito grande pela característica de enclave da produção de petróleo.

4. Com o rateio surgem municípios com enorme renda per cápita que nada tem a ver com a realidade local. Por isso muitos estranham -especialmente os moradores de alguns municípios desta riqueza contábil que não se consegue ver.

Arquivo do blog