Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, maio 05, 2005

Lucia HippolitoMelhor do que ser eleito é ser reeleito

"Eram nove horas da noite de ontem, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, proclamou o resultado da votação do processo de cassação do agora ex-deputado André Luiz: votaram 451 deputados, cerca de 87% do total.
Faz tempo que a Câmara não tem um quórum desses. Votaram a favor da cassação 311 deputados, enquanto 104 votaram contra. Houve 33 abstenções e três votos em branco.
Durante a sessão, teve de tudo. Vários deputados se inscreveram para falar, com o objetivo de tentar adiar a votação. Não porque defendessem o mandato de André Luiz, mas como parte da estratégia do governo de não dar quórum às sessões e assim manter trancada a pauta.
Como ainda não se fechou totalmente o consenso em torno da votação da reforma tributária, para a base governista é melhor manter a Câmara sem votações.
Mas estava ficando muito feio. Assim, por acordo de lideranças encerrou-se rapidamente a fase dos discursos e passou-se à votação. O resto é história.
O que há de importante e positivo a registrar na sessão de ontem é que a Câmara cumpriu seu dever.
A Câmara dos Deputados não é delegacia de polícia. É uma casa política.
Por isso, o deputado André Luiz não cassado por tentativa de extorsão contra o empresário de jogos Carlinhos Cachoeira. Foi cassado por falta de decoro parlamentar.
Agora é com a Justiça.
Quanto aos deputados que votaram a favor da cassação, demonstraram que estão atentos às manifestações da opinião pública.
As pesquisas têm revelado o descrédito da atividade parlamentar perante a sociedade.
As eleições vêm aí. E só tem uma coisa de que deputado gosta mais do que ser eleito: é ser reeleito."
BLOG  Ricardo Noblat

Nenhum comentário:

Arquivo do blog