Entrevista:O Estado inteligente

sábado, setembro 19, 2009

Panorama Radar Lauro Jardim


ljardim@abril.com.br

A disputa Globo versus Record agora em outros ares

Fotos divulgação
Na pista
O Global Express e o G550: comprados pelos donos da Record e da Globo por 45 milhões de dólares cada um


Além da briga por ibope, está em curso outra competição entre Globo e Record (ou, mais especificamente, Igreja Universal): quem tem o melhor jato? Neste momento estão chegando ao Brasil os novos aviões de Roberto Irineu Marinho e de Edir Macedo. Marinho, que já é dono de três Falcons (modelos 7X, 900 e 2000), receberá um Gulfstream G550 – um jato transcontinental, onde cabem até dezoito passageiros. Para o chefe da Universal (que já tem um Falcon 2000 e um Citation X) está pousando na pista um Global Express, um jato da Bombardier equipado com dois banheiros (um deles com ducha). Os jatos dos donos da Globo e da Record são zero-quilômetro e custam 45 milhões de dólares cada um. Qual é o melhor? Segundo quem entende do riscado, eles são semelhantes. O G550, por exemplo, tem mais autonomia de voo; e o Global é mais largo. Em resumo, se no ibope Macedo ainda está anos-luz atrás de Marinho, nos céus eles estão juntos.

José Patricio/AE
Flavio Florido/Folha Imagem
Nas nuvens
Macedo: jato com ducha
Céu azul
Marinho: mais um avião no hangar

Eleições 2010

Ciro sobe
A pesquisa CNI/Ibope a ser divulgada na segunda-feira trará uma novidade inconveniente para o governo – e não são os cerca de 40% das preferências para José Serra. O incômodo maior será ver Ciro Gomes em segundo lugar. A diferença real entre Ciro e Dilma Rousseff pode até nem existir, pois está dentro da margem de erro da pesquisa, mas sua divulgação fará grande barulho. Na mesma pesquisa, Marina Silva começa a dizer a que veio – ela surgirá com 6% das intenções de voto.

Sergio Lima/Folha Imagem
À moda Obama
Dilma: arrecadação inédita de fundos de campanha via internet

Estrela esperança
O PT vai montar um ambicioso plano de arrecadação de fundos para a campanha de Dilma Rousseff, via internet e telefone, inspirado na bem-sucedida experiência de Barack Obama. Foi com esse objetivo que o partido assinou na semana passada um contrato com o marqueteiro americano Ben Self, justamente o responsável pela operação de arrecadação via internet de Obama. Internamente, o projeto é chamado Estrela Esperança, numa alusão ao Criança Esperança, da Globo. O objetivo declarado é obter mais dinheiro que a Globo com seu projeto para crianças carentes (na edição deste ano, a emissora recolheu 8,5 milhões de reais).

Na cola de Obama
Scott Goodstein, também marqueteiro americano e igualmente integrante do time que trabalhou na campanha de internet de Obama, é outro que está quase fechado com o PT. Goodstein, que esteve em Brasília na semana passada, poderá formular a estratégia de campanha junto às chamadas redes sociais (Facebook, Orkut e Twitter).

Petrobras

Muito barulho por nada
A CPI da Petrobras já foi instalada há dois meses e... até aqui nada aconteceu.

Brasil

Ascensão social
Entre 2003 e 2008, 19,3 milhões de brasileiros melhoraram de vida e deixaram a classe E. No mesmo período, 6,1 milhões de pessoas ingressaram nas classes A e B e 25,7 milhões subiram à classe C. Hoje, as classes A, B e C somadas representam 59,64% da população brasileira. Esses números constam de um estudo que o economista Marcelo Neri, da FGV-RJ, fez com base nos dados divulgados na semana passada pelo IBGE e que será lançado na segunda-feira. Mas a crise não estragou essa festa de ascensão social? Segundo outro estudo de Neri, a resposta é não: os recuos na desigualdade social registrados no último trimestre do ano passado e no início de 2009 já foram anulados.

Economia

Mais uma ameaça
O Bradesco, que no ano passado perdeu o posto de maior banco privado do país para o Itaú-Unibanco, terá outra preocupação a partir de outubro: o Santander fará no fim do mês uma IPO (oferta pública de ações) que deve chegar aos 6 bilhões de dólares. Prevê-se que, após a operação, o valor de mercado do Santander ultrapasse o do Bradesco.

A noiva que a Vale quer
O casamento que mais interessa à Vale no Espírito Santo no setor de siderurgia é com a ArcelorMittal.

Imprensa

Quem quer vender?
O grupo Oi procura um jornal para comprar. Já fez uma tentativa em Brasília. Não vingou. Mas continuará a busca.

Televisão

O gordo e a magra
A Globo acaba de renovar o contrato de duas de suas estrelas: Jô Soares e Angélica. O gordo vai até 2015; a magra, até 2014.

Carros

Direto da Itália
A Fiat definiu o preço do Cinquecento, que começa a ser vendido no início de outubro no Brasil. O carro, importado, custará a partir de 61 900 reais. Virá para competir com o Mini Cooper, o Smart e o New Beetle.

Olimpíada 2016

Paulo Whitaker/Reuters
Nova asa
Lula: um jato da Embraer para voos mais curtos


Nas asas da Embraer
Lula usará pela primeira vez o novo avião da Presidência da República, um Embraer 190, quando desembarcar no aeroporto de Copenhague no dia 30 de setembro para a batalha final pela escolha da cidade-sede da Olimpíada de 2016. Será uma espécie de propaganda subliminar da indústria brasileira. Nem por isso o presidente deixará o Aerolula de lado: será nele que viajará do Rio de Janeiro para Lisboa, onde fará escala e embarcará no Embraer 190.

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog