A disputa Globo versus Record agora em outros ares
|
Eleições 2010
Ciro sobe
A pesquisa CNI/Ibope a ser divulgada na segunda-feira trará uma novidade inconveniente para o governo – e não são os cerca de 40% das preferências para José Serra. O incômodo maior será ver Ciro Gomes em segundo lugar. A diferença real entre Ciro e Dilma Rousseff pode até nem existir, pois está dentro da margem de erro da pesquisa, mas sua divulgação fará grande barulho. Na mesma pesquisa, Marina Silva começa a dizer a que veio – ela surgirá com 6% das intenções de voto.
Sergio Lima/Folha Imagem | À moda Obama Dilma: arrecadação inédita de fundos de campanha via internet |
Estrela esperança
O PT vai montar um ambicioso plano de arrecadação de fundos para a campanha de Dilma Rousseff, via internet e telefone, inspirado na bem-sucedida experiência de Barack Obama. Foi com esse objetivo que o partido assinou na semana passada um contrato com o marqueteiro americano Ben Self, justamente o responsável pela operação de arrecadação via internet de Obama. Internamente, o projeto é chamado Estrela Esperança, numa alusão ao Criança Esperança, da Globo. O objetivo declarado é obter mais dinheiro que a Globo com seu projeto para crianças carentes (na edição deste ano, a emissora recolheu 8,5 milhões de reais).
Na cola de Obama
Scott Goodstein, também marqueteiro americano e igualmente integrante do time que trabalhou na campanha de internet de Obama, é outro que está quase fechado com o PT. Goodstein, que esteve em Brasília na semana passada, poderá formular a estratégia de campanha junto às chamadas redes sociais (Facebook, Orkut e Twitter).
Petrobras
Muito barulho por nada
A CPI da Petrobras já foi instalada há dois meses e... até aqui nada aconteceu.
Brasil
Ascensão social
Entre 2003 e 2008, 19,3 milhões de brasileiros melhoraram de vida e deixaram a classe E. No mesmo período, 6,1 milhões de pessoas ingressaram nas classes A e B e 25,7 milhões subiram à classe C. Hoje, as classes A, B e C somadas representam 59,64% da população brasileira. Esses números constam de um estudo que o economista Marcelo Neri, da FGV-RJ, fez com base nos dados divulgados na semana passada pelo IBGE e que será lançado na segunda-feira. Mas a crise não estragou essa festa de ascensão social? Segundo outro estudo de Neri, a resposta é não: os recuos na desigualdade social registrados no último trimestre do ano passado e no início de 2009 já foram anulados.
Economia
Mais uma ameaça
O Bradesco, que no ano passado perdeu o posto de maior banco privado do país para o Itaú-Unibanco, terá outra preocupação a partir de outubro: o Santander fará no fim do mês uma IPO (oferta pública de ações) que deve chegar aos 6 bilhões de dólares. Prevê-se que, após a operação, o valor de mercado do Santander ultrapasse o do Bradesco.
A noiva que a Vale quer
O casamento que mais interessa à Vale no Espírito Santo no setor de siderurgia é com a ArcelorMittal.
Imprensa
Quem quer vender?
O grupo Oi procura um jornal para comprar. Já fez uma tentativa em Brasília. Não vingou. Mas continuará a busca.
Televisão
O gordo e a magra
A Globo acaba de renovar o contrato de duas de suas estrelas: Jô Soares e Angélica. O gordo vai até 2015; a magra, até 2014.
Carros
Direto da Itália
A Fiat definiu o preço do Cinquecento, que começa a ser vendido no início de outubro no Brasil. O carro, importado, custará a partir de 61 900 reais. Virá para competir com o Mini Cooper, o Smart e o New Beetle.
Olimpíada 2016
Paulo Whitaker/Reuters | Nova asa Lula: um jato da Embraer para voos mais curtos |
Nas asas da Embraer
Lula usará pela primeira vez o novo avião da Presidência da República, um Embraer 190, quando desembarcar no aeroporto de Copenhague no dia 30 de setembro para a batalha final pela escolha da cidade-sede da Olimpíada de 2016. Será uma espécie de propaganda subliminar da indústria brasileira. Nem por isso o presidente deixará o Aerolula de lado: será nele que viajará do Rio de Janeiro para Lisboa, onde fará escala e embarcará no Embraer 190.
Com Paulo Celso Pereira