Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 23, 2008

Gente


Dunga e os zangados

Ricardo Mazalan/AP

No ônibus que levou a seleção de futebol de volta para o alojamento depois daquele-jogo-que-é-melhor-nem-lembrar e de perder a chance da medalha de ouro na Olimpíada de Pequim, o técnico DUNGAera a imagem do resultado. Fez o percurso calado e, ao chegar, quando todos se dirigiram ao refeitório para jantar, ajeitou um pratinho de fruta e foi para o quarto. Três dias depois, reanimou-se com a conquista da medalha de bronze. "Medalha sempre é importante. Tivemos dificuldades imensas", puxou ele do banco de frases prontas dos esportistas. O.k., com o tempo a ira nacional ficará para trás. Mas e a visão daquela meia branca com sapato social?

 

Ministra da pele morena

Jorge Adorno/Reuters

"Aos 4 anos, os brancos me raptaram na floresta." Com essa frase inacreditável a nova ministra dos Assuntos Indígenas do Paraguai, MARGARITA MBYWANGI, 46 anos, começa a contar sua vida. "Fui vendida várias vezes para fazendeiros", continua. Mesmo em regime de trabalho escravo, ela se orgulha de ter aprendido a ler e a escrever – agora, quer tirar o diploma de 2º grau. Em horário de trabalho, Margarita usa poncho, saia larga e tudo o que é típico. Mas também gosta de roupa de "branca", bolsa da moda, maquiagem e unhas feitas. Apesar da pajelança na posse, o novo governo paraguaio já começou com crise; para variar, por causa de Itaipu.

 

Bela, plena e indignada

Fernando Torquatto/Vip

Olhando assim ninguém diz queGIOVANNA ANTONELLI é um tiquinho de gente. Que se agiganta em pose sensual, olhar demolidor e uns pedacinhos de roupa. Aos 32 anos, três casamentos desfeitos e um filho, gravando sua 11ª novela, a atriz aparece assim na Vip – e se desincumbe muito bem da tarefa, considerando-se a inexperiência. "Achei que era a hora. Estou plena, sou mãe, a carreira anda maravilhosa, então, por que não ousar?", diz ela. Com espaço até para indignação cívica: "O Rio de Janeiro está entregue às traças. Eu pago meus impostos com dor no coração. A gente devia poder escolher o destino desse dinheiro".

 

Da Rússia, com dinheiro

A Rússia não pára de surpreender o mundo em diversos aspectos, sendo um dos mais impactantes o material humano de que dispõe. Que outro lugar do mundo tem tantos bilionários surgindo do nada? Tantos bilionários jovens? Tantos bilionários jovens e bonitos? A compra da Villa Leopolda, palacete da viúva brasileira Lily Safra na Cote d’Azur, por 730 milhões de dólares, fez sair do frio mais um oligarca bonitão e pouco conhecido, Mikhail Prokhorov, o rei do níquel. Às interessadas, alguns dos mais cobiçados do momento:

Mikhail Prokhorov, 42 anos, solteiro  
Fortuna: 20 bilhões de dólares
Negócio: está vendendo sua parte na maior mina de níquel do mundo
Todo mundo comenta: que em 2007 passou quatro dias preso em Courchevel, estação de esqui francesa, depois que a polícia interrompeu uma festa repleta de russas lindas e sem profissão definida

Kirill Pisarev, 39 anos, solteiro
Fortuna: 6,7 bilhões de dólares
Negócio: é sócio da PIK, maior incorporadora da Rússia e uma das maiores do mundo
Todo mundo comenta: sua chegada a Londres, onde comprou uma mansão e já está espalhando montanhas de dinheiro

Vladislav Doronin, 46 anos, solteiro
Fortuna: 2,8 bilhões de dólares
Negócio: gigante do setor imobiliário na Rússia
Todo mundo comenta: os olhos do azul que parecia exclusivo de Daniel Craig e o namoro com Naomi Campbell. No momento, o casal passa uns dias de férias no Brasil

Editado por Lizia Bydlowski
Colaboraram Juliana Linhares e Sandra Brasi

Arquivo do blog