Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, maio 12, 2005

Lucia Hippolito:O jeito é fazer o que eles querem...


"Como gosta de Lênin este governo do PT! Primeiro é o ministro da Educação Tarso Genro, que escreveu um livro chamado Lênin – coração e mente, agora é o ministro José Dirceu, que cita o último livro de Lênin, Esquerdismo, doença infantil do comunismo.
Mas nesses tempos de total desarticulação política, o que seria bom mesmo era responder à mais famosa pergunta de Lênin: O que fazer?
O que fazer para que o governo retome minimamente a iniciativa política e não fique a reboque de atuações mais ou menos escandalosas do presidente da Câmara dos Deputados?
O que fazer para recompor minimamente a base governista no Congresso, para que as forças aliadas do governo parem de fazer obstrução, e o Congresso Nacional possa voltar a trabalhar?
A resposta pode não ser muito bonita, mas o que o governo precisa mesmo é encher a caneta de tinta e começar a atender às reivindicações dos partidos aliados por cargos na administração federal.
A maioria dos partidos da base já entendeu que ministério pode ser uma "fria". Não há dinheiro, o Ministério da Fazenda não libera verbas, e os ministros ficam a pão e água, como é o caso do ministro Gilberto Gil, no momento enfrentando uma greve no Ministério da Cultura.
Além disso, os partidos aliados já sabem que os ministérios estratégicos estão na mão do PT: Fazenda, Casa Civil, Educação e Saúde. E estes, o PT não desocupa.
Por isso, é muito melhor uma diretoria de estatal do que um ministério vistoso, mas sem dinheiro. Assim, o PMDB, que sabe dessas coisas desde criancinha, quer apenas uma diretoria do Banco do Nordeste, algumas da Eletronorte, da Eletrobrás, do Banco do Brasil. Ah, sim, e a presidência da Infraero, entre outros cargos importantes.
Já o PP, do deputado Severino Cavalcanti, que já levou uma superintendência do Ministério da Agricultura, para a qual foi nomeado um filho de Severino, quer ainda a poderosa Diretoria de Exploração da Petrobrás.
O PTB, por sua vez, gostaria muito de receber uma diretoria de Furnas, dos Correios, da Petroquisa e de Itaipu.
Até o PSB, o Partido Socialista Brasileiro, tem lá suas pretensões: diretorias da Fundação Nacional de Saúde e do Inmetro.
Por aí se vê que o fortalecimento da base governista e das alianças visando à reeleição do presidente Lula precisa no momento de duas coisas: uma caneta cheia de tinta e uma edição do Diário Oficial da União."
BLOG NOBLAT

Nenhum comentário:

Arquivo do blog