Entrevista:O Estado inteligente

sábado, dezembro 06, 2008

Mais uma declaração cretina de Lula sobre as Farc

clicar aqui

Por Claudio Dantas Sequeira e Samy Adghirni, na Folha. Comento em seguida:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) devem buscar o caminho da democracia para chegar ao poder. A declaração foi motivada pela visita da ex-senadora Ingrid Betancourt, ex-refém da guerrilha colombiana que passou por São Paulo em meio a um giro para agradecer aos líderes sul-americanos que, segundo ela, ajudaram na sua libertação.
"A grande chance que as Farc têm de um dia governar a Colômbia é acreditar na democracia, na militância política. É fazer o jogo democrático como fizemos aqui", disse Lula. "Não se ganha eleição seqüestrando pessoas (...). Eleição se ganha fazendo jogo político, convencendo a sociedade."
No encontro, a portas fechadas, Ingrid entregou a Lula uma carta assinada pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy. No texto, segundo a Folha apurou, Sarkozy manifesta expectativa sobre a visita que fará ao Brasil no dia 22 e agradece o apoio às negociações para a libertação de Ingrid -que foi resgatada em julho passado após seis anos de cativeiro.
O brasileiro prometeu trabalhar pela liberdade dos outros cerca de 500 seqüestrados em poder das Farc, 28 dos quais considerados reféns políticos.
Lula acha que as Farc "devem meditar" sobre a realidade política sul-americana e citou o seu próprio exemplo e o do presidente da Bolívia, Evo Morales.
"Se os militantes das Farc acompanharem as notícias da América do Sul, vão perceber o seguinte: como é que um operário metalúrgico pôde chegar a ser presidente da República?

Assinante lê mais aqui

Comento
Em declaração tão curta, um coquetel de bobagens. Ou nem tanto! Para chegar ao poder, as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) têm de deixar de ser “armadas” e “revolucionárias”. Logo, não podem mais ser as Farc. Fui claro ou preciso desenhar? Mais: têm de deixar também seu ramo de atuação: além dos seqüestros, o narcotráfico.

Nem eu associo com tanto desassombro o PT às Farc. Mas, pelo visto, é o caso de fazê-lo, já que o faz o próprio chefão do PT. Se Lula diz que os “companheiros” devem se mirar no seu exemplo, seu partido está para o Brasil como as Farc estão para a Colômbia. Vai ver a diferença é só de sinceridade.

De resto, não custa lembrar que foi o sucesso no presidente Álvaro Uribe no resgate de Ingrid que moderou a retórica do Planalto contra... o governo constitucional da Colômbia!!! Até hoje, o Brasil se declara “neutro” sobre o caráter terrorista das Farc, companheira do PT no Foro de São Paulo.

Não, senhor Lula! As Farc têm de ser extintas, não de buscar o poder. Bandidos não podem disputar o poder. Bandidos têm de estar na cadeia.

E que se note: a "censura" de Lula é, na verdade, a defesa de uma tática que ele acha mais eficiente para a vitória das Farc! Trata-se de um conselho companheiro.

Arquivo do blog