Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 09, 2008

RADAR


Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

 

• Governo

Puxão de orelha em Tarso
Lula deu uma ensaboada em Tarso Genro por causa da idéia de revisão na Lei da Anistia. "Esse assunto não está na minha agenda e muito menos na agenda do Brasil", disse Lula a um assessor próximo antes de embarcar para Pequim.

Lula supera FHC...
Com a edição da Medida Provisória nº 438, em 1º de agosto, Lula superou FHC em edições de MPs, de acordo com levantamento da Arko Advice. São 335, em cinco anos e meio de governo, contra 334, em oito anos de FHC.

Beto Barata/AE

O dono da voz
Na Esplanada, quem compõe agora é José Múcio


...mas não em tudo

O levantamento leva em consideração apenas as edições de MPs. Em matéria de reedições, FHC continua imbatível. Antes, as MPs tinham validade de apenas um mês. Se não fossem votadas pelo Congresso, podiam ser reeditadas. Agora, uma MP tem validade de sessenta dias e pode ser prorrogada por outros sessenta dias. Se não for votada pelo Congresso no prazo, vira pó.

Sai Gil, entra Múcio
No mesmo dia em que Gilberto Gil se despedia do governo, o ministro José Múcio recebia em audiência o forrozeiro pernambucano Jorge de Altinho. A reunião foi, dependendo do ponto de vista, bastante produtiva. Nela, Múcio e Altinho compuseram uma música juntos, que fará parte do novo disco do cantor.

 

• Brasil

Uma conversa a três
Na segunda-feira passada, Tarso Genro e Geddel Vieira Lima conversaram sobre política com FHC, na casa do ex-presidente.

 

• Eleições

Que Ciro Gomes, que nada
Andaram falando numa chapa Dilma Rousseff-Ciro Gomes para 2010. Mas Lula está convencido, e já o disse a mais de um interlocutor, de que o ideal é uma chapa Dilma-PMDB.

Te cuida, Dilma
A ala petista que contesta a liderança de São Paulo no partido teme que, se Marta Suplicy vencer, se tornará inevitavelmente a candidata preferencial da máquina do PT paulista para 2010.

 

"Geraldo" vai pro baú

Márcio Fernandes/AE
Nome e sobrenome
"Geraldo" voltará a ser "Geraldo Alckmin" 
na campanha à prefeitura paulistana.

Um dos marcos da campanha presidencial de Geraldo Alckmin em 2006 foi a decisão de seu então marqueteiro de apresentá-lo apenas como "Geraldo". Placas e jingles passavam batidos pelo sobrenome de guerra "Alckmin". Agora, o novo marqueteiro do tucano, Lucas Pacheco, decidiu aposentar o "Geraldo" na disputa à prefeitura paulistana. Todo o material de campanha será feito com o uso do nome completo, já que em São Paulo o ex-governador é conhecido por qualquer um dos dois nomes.

 

• Economia

Nasce um gigante
O destino da celulose mundial está nas mãos do Banco Safra, Votorantim e Grupo Suzano. Eles estão conversando para formar o maior conglomerado do setor. Tudo tem de estar fechado até dia 7 de novembro.

Sucessão definida
Numa reunião da InBev realizada há duas semanas no Canadá bateu-se o martelo: o novo presidente da AmBev será João Castro Neves, que desde 2006 comanda a operação da cervejaria na Argentina. Sua escolha, contudo, só será anunciada oficialmente em novembro.

À prova de bafômetro
A propósito, a AmBev lança no fim do mês um chope sem álcool.

 

• Saúde

Dieta gordurosa
Cresceu o índice de brasileiras acima do peso e com colesterol alto. Os casos de colesterol elevado entre as mulheres passaram de 14% para 26% entre 2004 e 2007, segundo uma pesquisa inédita da SulAmérica Saúde. No mesmo período, o índice de mulheres acima do peso ideal aumentou de 27% para 35%. A pesquisa foi feita com 12 600 mulheres que ocupam cargos administrativos e têm acesso a informação.

 

Philippe Desmazes/AFP
Espuma cara
Ferran Adrià: em São Paulo, a 6000 reais por cabeça

• Gastronomia

Um prato feito
Sabe quanto vai custar o jantarzinho que será preparado por quinze chefs estrelados da cozinha mundial, como Ferran Adrià, Pedro Subijana e Alex Atala, previsto para acontecer em São Paulo em 3 de novembro? Seis mil reais. Achou o preço em conta? Então, corra: são apenas oitenta lugares.

 

 

 

Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog