Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 02, 2008

Radar

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

Michel teme Ciro Nogueira

Antonio Cruz/ABR
Disputa antecipada
Temer joga para abater Ciro Nogueira em pleno vôo


Há em curso uma articulação dentro do PMDB para que se eleja Tião Viana à presidência do Senado em fevereiro. Por que o petista Viana atrairia o PMDB, que, afinal, é dono da maior bancada no Senado? Simples: a movimentação parte do grupo de Michel Temer, presidente do PMDB e candidato à presidência da Câmara. Essa turma quer os votos do PT na Câmara para garantir a vitória de Temer. Em troca, daria o Senado ao PT. Por trás dessa articulação está o crescimento da candidatura de Ciro Nogueira (PP-PI) à presidência da Câmara. Temer quer cortar as asas de Nogueira agora.

Brasil

Pobreza em queda 1
Nada como tantos anos de crescimento econômico seguidos.
A pobreza diminuiu em ritmo mais acelerado entre abril de 2007 e abril deste ano nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil. Caiu 13,5%. É a maior queda dos últimos seis anos, segundo um estudo da FGV sobre o surgimento da classe média, coordenado pelo economista Marcelo Neri, que será lançado na terça-feira.

Pobreza em queda 2
Entre 2005 e 2006, a queda havia sido de 12,3%. Mas a de agora, além de maior, é ainda mais relevante, porque parte de uma base de comparação mais alta. "Pobre", pela definição do estudo de Marcelo Neri, é aquele que tem uma renda domiciliar per capita de até 135 reais por mês.

Metrópoles em alta
Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, quais as que tiveram maior redução da pobreza nos últimos seis anos? Belo Horizonte sai na frente. Caiu 40,8%. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro (queda de 30,7%) e Salvador (redução de 29,8%).

Polícia Federal

Operação Pendura
Advogados de grandes escritórios estão em alerta. Espalhou-se entre eles que, para o dia 11 de agosto, o Dia do Advogado, a Polícia Federal estaria preparando uma operação justamente tendo os advogados como alvo.

Ricardo Moraes/AP
Decisão de risco Diego está perdendo dinheiro para defender a seleção

Futebol

Diego perde reajuste de 30%
Ao escolher servir a seleção olímpica, contrariando a vontade explícita do Werder Bremen, o meio-campo Diego deixou de encher ainda mais os bolsos de dinheiro. O clube alemão combinara com ele um reajuste salarial de 30% no contrato, em razão de seu notável desempenho na temporada 2006/2007 do campeonato alemão, quando Diego disputou 33 das 34 partidas, marcou treze gols e foi considerado o melhor jogador da competição. Há duas semanas, quando seu pai-procurador foi tratar do reajuste prometido, ouviu que ele fora cancelado. Em reação à escolha do atleta.

Governo

Para se tornar imbatível
Juca Ferreira, o ministro interino da Cultura, articula-se para suceder a Gilberto Gil. Até aí, nenhuma surpresa. Mas um assessor que conhece a alma de Lula acha que ele deveria mesmo é torcer para que estoure uma disputa entre as alas do PT pelo cargo. Neste caso, Ferreira seria quase imbatível.

Eleições 2008

Louros para Serra
A coordenação da campanha de Geraldo Alckmin já definiu como abordará os pontos positivos da gestão de Gilberto Kassab à frente da prefeitura de São Paulo. Atribuirá todos eles ao período em que José Serra esteve no comando.

Brecha para Aécio em BH...
Oficialmente, o PSDB não integra a coligação que quer eleger Márcio Lacerda em Belo Horizonte – embora seja, ao lado do prefeito petista Fernando Pimentel, o principal patrocinador da candidatura. Mas já se arranjou um jeito de Aécio aparecer na propaganda eleitoral gratuita do candidato do PSB-PT. Serão usadas na TV entrevistas que Aécio deu nos últimos anos falando de Belo Horizonte e de Lacerda.

...e para Lula Brasil afora
A propósito, Lula é outro que quer sua imagem usada à larga pelos candidatos da base governista. Pela lei, qualquer partido pode entrar com ação na Justiça Eleitoral pedindo que as fotos e os vídeos de Lula não entrem na propaganda de candidatos não petistas. Mas, segundo o ex-ministro do TSE Torquato Jardim, se o candidato de outro partido falar de programas do governo federal feitos com o apoio de sua legenda, não há limitações.

Economia

Bye, bye, Usiminas
A Vale deixará nos próximos dias o bloco de controle da Usiminas. A Camargo Corrêa, Votorantim e Sumitomo exercerão o direito de preferência e comprarão a participação da mineradora.

Em polvorosa
Os ruralistas estão assustados com Carlos Minc. O que eles temem é o decreto assinado por Lula há duas semanas regulamentando a Lei de Crimes Ambientais. A lei já existia, mas só agora foram definidas as punições. De acordo com o texto legal, 20% de todas as propriedades rurais precisam ser de vegetação nativa, mesmo as que hoje são integralmente dedicadas à produção. A Confederação Nacional da Agricultura promete entrar com ação de inconstitucionalidade no STF. Pelas contas da CNA, se a lei fosse aplicada no Paraná, por exemplo, 8 bilhões de toneladas de grãos a menos seriam colhidas. Algo como 5,2 bilhões de reais que deixariam de ser produzidos. É um bom debate, mas não é bem assim: a lei estabelece um prazo de até trinta anos para o fazendeiro recompor a reserva.

Petrobras

Um certo exagero
Sabe quantas informações foram pedidas pelo TCU à Petrobras somente entre janeiro e março deste ano? 55 000. Isso mesmo: 55 000. A Petrobras tem hoje 600 funcionários que não fazem outra coisa na vida senão atender a essas requisições. Se mantiver a média, até o fim do ano serão 220 000 pedidos de informação. Está certo que a Petrobras é um gigante. Assim como está certo que o Tribunal de Contas da União precisa ser rigoroso na fiscalização da estatal. Mas será que o TCU tem gente para compulsar todo esse material?

Leão

Bebês com CPF
O ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel acaba de providenciar o CPF de seu neto mais novo. Beleza. Qual o espanto? O menino não tem nem 1 mês de vida, nasceu no dia 8 de julho. Todos os seus cinco netos já possuem o documento – e olha que o mais velho tem 8 anos. Para quê? Para abrir a poupança na qual o vovô deposita 60 reais por mês para cada um.

Aviação

O novo aeroporto é o velho
O governo já definiu onde erguerá o tão falado terceiro aeroporto de São Paulo, pensado para desafogar Cumbica: em Campinas. Na verdade, o Aeroporto de Viracopos será ampliado. Um quarto aeroporto pode sair. Mas, nesse caso, seria bancado pela iniciativa privada.


Com Paulo Celso Pereira

Arquivo do blog