Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 16, 2008

O modelo mais verde do mundo

O mais verde do mundo

Divulgação

O Toyota Prius é considerado o carro mais ecologicamente correto disponível no mercado. Isso se deve a três de suas características:

Motor híbrido
O carro tem dois motores: um movido a gasolina e outro elétrico. O motor a gasolina é acionado somente quando o veículo atinge 25 quilômetros por hora. Assim, o gasto de combustível é reduzido em 40%

Computador de bordo
Um sistema inteligente desliga o carro quando ele pára por mais de trinta segundos e volta a ligá-lo automaticamente assim que o motorista pisa no acelerador

Emissão de gás carbônico
A energia transmitida pelos freios é canalizada para o motor. Assim, a necessidade de uso da gasolina se reduz e o índice de emissão de gás carbônico torna-se 34% menor do que em outros carros do mesmo tamanho

 

O futuro sem gasolina

Fabiano Accorsi

A indústria automobilística pesquisa o desenvolvimento de carros cujo funcionamento não dependa de combustíveis poluentes. Duas tecnologias que devem entrar no mercado nos próximos anos reduzem a zero a emissão de gás carbônico:

Hidrogênio

Como funciona: o carro possui uma bateria que, ao receber o hidrogênio, o transforma em energia, que é enviada ao motor

O que ainda impede sua produção: o tanque para armazenar o hidrogênio. Ele precisa ser feito com um material que suporte 100 vezes mais pressão do que um tanque comum, já que o hidrogênio é um gás altamente inflamável. Isso resulta num custo extra de 200 000 reais

Previsão de chegada ao mercado: 2015

 

Energia elétrica

Como funciona: a bateria do carro é semelhante às de celulares, feitas com íon-lítio e alimentadas por energia elétrica. Para carregá-la é preciso apenas plugá-la na tomada

O que ainda impede sua produção: os materiais com que as baterias são feitas. A maioria delas não consegue funcionar sob as altas temperaturas a que o motor é submetido

Previsão de chegada ao mercado: 2010

 

Especialistas consultados: Celso Arruda (engenheiro mecânico da Unicamp); Ennio Peres da Siva (físico e especialista em fontes de energia da Unicamp); Francisco Emilio Nigro (engenheiro e especialista em motores da USP); Gilmar Batalha (engenheiro mecânico da USP); Osvaldo Martins (especialista em energia); Ronaldo Salvagni (engenheiro da USP)

Com reportagem de Camilla Costa e Marcos Todeschini

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