Entrevista:O Estado inteligente

quarta-feira, março 09, 2005

Folha de S.Paulo - CLÓVIS ROSSI É megalomania, mas...09/03/2005

SÃO PAULO - Será lançada amanhã, no Congresso Nacional, campanha por um Parlamento Mundial.
Megalomania? Não deixa de ser, mas tem também sua lógica: há dezenas de grupos, os mais variados na sua composição, geografia e ideologia, preocupados com a tal de globalização e, por extensão, com a governança global.
No Fórum Social Mundial, uma das redes preocupadas, Oded Grajew lançou a tese do Parlamento Mundial no pressuposto de que a governança do planeta passa pela questão da democracia. E democracia, até melhor elaboração, é sinônimo de Parlamento.
Parêntesis para falar de Grajew: trata-se de um misto de empresário, poeta e dom Quixote, que trabalhou com Luiz Inácio Lula da Silva até o ano passado. Seu afastamento do Planalto e, agora, a iniciativa do Parlamento Mundial indicam o grau de desencanto com o governo.
Fecha parêntesis. A iniciativa de amanhã foi encampada pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que, depois de um belo trabalho na Câmara Municipal paulistana, parece ter sido tragado, na Câmara Federal, pelo marasmo/mediocridade de seu partido, do qual as únicas iniciativas conhecidas são as contínuas guerras fratricidas, não por diferentes projetos, mas pelo poder, pelos cargos ou pelas candidaturas.
Confesso meu ceticismo sobre a iniciativa. Lançá-la bem no Congresso Nacional, que não é exatamente a instituição mais amada da República, é correr o risco de desmoralizá-la de cara. Mas, se se está falando de Parlamento, é no Parlamento que a iniciativa tem mesmo de começar, e o Parlamento que temos é o que aí está. Paciência.
A proposta será certamente bombardeada pelos que estão satisfeitos com o status quo global e que detêm hoje a hegemonia no planeta e, por extensão, controlam a informação. Mas é bom prestar atenção em alternativas. A explosão na Bolívia é apenas o mais recente de incontáveis indícios de que não são poucos os insatisfeitos no planeta.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog