Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 08, 2009

Radar

veja

Lauro Jardim
ljardim@abril.com.br

 

Os bastidores da mudança do calendário

Ricardo Stuckert/PR
Bate-bola Teixeira e Lula: alteração, uma decisão presidencial

O encontro entre Lula e Ricardo Teixeira na sexta-feira para tratar da mudança no calendário do futebol brasileiro, adaptando-o ao calendário europeu, foi precedido de um telefonema do presidente da República ao da CBF. Lula estava irritado com a transferência de jogadores brasileiros para o exterior no meio do Brasileirão, sobretudo os jogadores do seu Corinthians. Teixeira disse que, por ele, o.k. Mas explicou que a mudança dependia de vários fatores, sobretudo de uma conversa com a Globo, detentora dos direitos de transmissão do campeonato. Lula, então, segundo contou aos mais próximos, disse: "Ricardo, eu vou chamar o João Roberto (Marinho) e resolver isso". Não precisou. Entre o telefonema e a reunião de sexta-feira com Lula, Teixeira entendeu-se com a Globo. O resultado é que, a partir de 2011, o Brasileirão será disputado entre agosto e junho do ano seguinte. As férias serão em julho.

 

 Eleições 2010

O senador Lula
Pode ser só uma estratégia diversionista de Lula, que, assim como outros políticos, costuma lançar balões de ensaio para embaralhar as coisas e sentir a reação do distinto público, mas, na conversa que teve na semana passada com Michel Temer, foi discutida a possibilidade de o presidente sair candidato ao Senado por São Paulo.

Musculatura eleitoral
A ideia que sustenta a possibilidade é a de carrear votos para Dilma Rousseff num estado onde o PT nunca venceu.

JF Diorio/AE

Curinga 
Palocci: governador, ministro ou coordenador da campanha de Dilma?

O pêndulo Palocci
Voltou a circular no mercado eleitoral a candidatura de Antonio Palocci ao governo paulista. Palocci, que meses atrás havia descartado a hipótese, agora sorri misteriosamente a quem lhe pergunta sobre o assunto.

Obedece quem tem juízo
De qualquer forma, Palocci não entrará em conflito com Lula, que continua francamente engajado em fazer de Ciro Gomes o seu candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Se Lula não mudar de opinião sobre o projeto Ciro, Palocci esquece o assunto.

 

 Senado

Calma, Collor
Gente próxima a José Sarney trabalhou para tentar tirar Fernando Collor de cena depois do show que o ex-presidente deu no plenário do Senado, destilando ódio contra Pedro Simon. Mas será realmente que alguém o controla?

Questão de bom senso
José Sarney, já clamou Lula, não deveria ser tratado como uma "pessoa comum". O.k., é a opinião de Lula. E o que pensam os brasileiros? Uma pesquisa realizada em todo o país pelo Instituto Análise, encomendada pelo Instituto Millenium, revela que os brasileiros têm uma visão diferente da coisa: 78% dos entrevistados acham que o presidente do Senado "deve ser tratado como qualquer cidadão".

 

 Brasil

O comunista e o general
Na semana passada, encontraram-se para "discutir assuntos de interesse do país", segundo um dos participantes, o presidente do PCdoB, Renato Rebelo, e o comandante do Exército, general Enzo Peri. É uma espécie de distensão histórica: pela primeira vez o número 1 do Exército e o presidente de um partido comunista se reuniram. Quem juntou as partes foi o ministro Orlando Silva. No encontro, não se falou do delicado assunto da guerrilha do Araguaia.

O trem vai passar?
O governo do Rio de Janeiro ligou o alerta por causa da construção do trem-bala entre o Rio e São Paulo. Quer que a licitação, prevista para ser divulgada em breve, deixe clara a obrigatoriedade de a construção do trecho entre as capitais paulista e fluminense ser feita logo no início do projeto. O temor é que a empresa vencedora opte por dar início às obras pelo trecho Campinas-São Paulo, considerado o mais lucrativo, e só faça a ligação até o Rio anos depois.

 

 Ambiente

O ex-motosserra de ouro
Blairo Maggi encontrou-se com a turma do Greenpeace na terça-feira passada. O governador prometeu que em seis meses todo o gado de engorda de Mato Grosso estará sendo rastreado. E os diretores do Greenpeace saíram satisfeitos com a conversa. Blairo é dos casos mais impressionantes de mudança de imagem: basta dizer que há apenas quatro anos o Greenpeace lhe conferiu o troféu motosserra de ouro.

 

 Religião

Panceiro na Argentina
Escolhido há dois anos como o sucessor de Edir Macedo no comando da Igreja Universal (pelo próprio Macedo, claro), o bispo Romualdo Panceiro foi transferido à Argentina. Aos 50 anos de idade e 28 de Universal, o ex-cortador de cana e ex-viciado em drogas Panceiro comandou no Brasil a igreja de Macedo por onze anos.

 

 Economia

Germano Luders
Montanha-russa
Parisotto: em doze meses, bilionário, milionário e bilionário novamente

A ilha da crise eterna
A crise de liquidez é violenta em Cuba, mas nada como ter uma boa relação com a ditadura dos irmãos Castro. Depois de seis meses de negociação, o banco central cubano permitiu que a fabricante de cigarros Brascuba – sociedade entre a Souza Cruz e o governo – enviasse ao exterior cerca de 2 milhões de dólares para o pagamento de fornecedores. O caso da Brascuba teve tratamento especial. As demais joint ventures entre empresas privadas internacionais e o governo cubano estão proibidas de remeter lucros ou pagar fornecedores estrangeiros.

A roda da fortuna de Parisotto
O empresário Lírio Parisotto, dono da Videolar, a maior fabricante de DVDs e CDs do país, detalhou recentemente numa roda de empresários o radical sobe e desce de sua fortuna no curto período de um ano. Revelou que antes da crise tinha 1,8 bilhão de reais aplicados na Bovespa. Veio o tsunami financeiro e o patrimônio de Parisotto caiu para 800 milhões de reais. Agora, tudo azul: seus investimentos em bolsa subiram ao patamar de 1,6 bilhão de reais.

 

Colaborou Felipe Patury

Arquivo do blog