Entrevista:O Estado inteligente

sábado, agosto 16, 2008

RADAR

Lauro Jardim 
ljardim@abril.com.br

• Brasil

Algemas para todos
A polêmica das algemas não acabará tão cedo. Na terça-feira, Marcelo Itagiba apresentará na Câmara um projeto de lei que institui o uso das algemas em todas as circunstâncias.

O pós-2010 de Lula


Celso Junior/AE
À moda de FHC
Lula diz que quer ir para São Bernardo em 2011, mas pelo visto vai viajar muito

Lula tem sido estimulado a criar um instituto quando deixar o governo. Não será exatamente como o de FHC. Seria um instituto voltado para as questões da África e da América Latina – o que o faria rodar pelo mundo a partir de 2011. Aos mais próximos, Lula tem se mostrado entusiasmado pela idéia.

• Operação Satiagraha

Na sala do juiz
Na quinta-feira, dia em que atuou como testemunha de acusação contra Daniel Dantas e sua turma na Justiça Federal de São Paulo, Protógenes Queiroz deu uma passada na sala do juiz Fausto de Sanctis para trocar figurinhas.

 

• Judiciário

Parente não pode
O Supremo deve selar na quarta-feira o fim do nepotismo no Judiciário, quando julgar a decisão do Conselho Nacional de Justiça que proibiu a contratação de parentes de juízes em até terceiro grau. Em 2006, a maioria dos ministros já havia confirmado a decisão do CNJ em caráter liminar, mas só agora será julgado o mérito da questão. Ou seja, a nova decisão será definitiva, sem possibilidade de questionamento.

 

• Olimpíada

Te cuida, Pequim
José Dirceu está na China desde o dia da abertura da Olimpíada. A negócios. Até na China, Dirceu?

A Fifa decidirá o fim do futebol olímpico?


Eugenio Savio/AE
Drible final
As divergências vão desde a liberação de jogadores para a Olimpíada até o veto ao uso do escudo das federações nas camisas

Você está gostando do desempenho das seleções olímpicas masculina e feminina em Pequim? Se a resposta for sim, aproveite. Pode ser a última vez que o futebol estará presente numa Olimpíada. Nos dias 23 e 24 de outubro, o comitê executivo da Fifa reúne-se em Zurique. E um dos assuntos à mesa será exatamente se o futebol vai para Londres em 2012. A possibilidade de mandar o futebol para o espaço é real. O motivo é que a Fifa está (assim como os clubes europeus) em conflito aberto com o COI.

• Internacional

Cristovam pede por Ingrid
Lula recebeu uma carta de Cristovam Buarque em que o senador sugere que o Brasil lance o nome de Ingrid Betancourt para a secretaria-geral da Unesco, que ficará vaga em 2009. Segundo um assessor, Lula leu e gostou da idéia. Cristovam, na verdade, também quer o cargo. Mas acha que Ingrid poderá ser um nome de consenso.

Divulgação
Correção política
Ubirajara, na aldeia: na Vale ele trabalhará uniformizado


Índio quer emprego

Entre os 2 000 estagiários que a Vale acaba de admitir está Ubirajara Sompré, o grandão da foto ao lado. Ele é da tribo dos paracatejês-gaviões e cursa gestão ambiental numa faculdade em Marabá. É o primeiro estagiário índio da Vale, que, assim, tenta enquadrar-se nos tempos politicamente corretos. Mas o caminho é longo: no Canadá, a Inco, subsidiária da Vale, emprega 308 índios das tribos inuíte e innus.

 

• Eleições 2008

Serra vai ou não vai?
Faltam cinqüenta dias para as eleições municipais. Quando, afinal, José Serra aparecerá em campanha nas ruas ao lado de Geraldo Alckmin, candidato do seu partido à prefeitura? Façam suas apostas.

 

• Economia

Gargalo de produção
A Fiat, líder absoluta nos últimos anos, corre o risco de perder o posto neste mês. Um gargalo na sua produção fez cair o volume de carros vendidos na primeira quinzena de agosto.

Invasão brasileira
Dois brasileiros já estão dando expediente na sede da Anheuser-Busch: Claudio Garcia e David Almeida, ex-diretores da InBev. Carlos Brito, presidente mundial da empresa, tem dividido o seu tempo entre os EUA e a Bélgica. É o início da invasão brasileira.

 

• ABL

Imortalidade improvável
Quinta-feira é dia de eleição na Academia Brasileira de Letras. São 23 candidatos inscritos, o maior número da história da ABL – embora só uns quatro receberão votos. O resto usará a candidatura para lustrar o currículo ("Fulano foi candidato a uma vaga na ABL..."). O favorito é o jornalista carioca Luiz Paulo Horta, de O Globo, mas o mais provável, no entanto, é que ninguém atinja os vinte votos necessários para virar imortal. Se acontecer assim, a eleição terá de ser remarcada.

 

• Moda

Mudanças na Fashion Week
A InBrands, que desde 2007 já comprou as grifes Ellus, Isabela Capeto e Alexandre Hercovitch, fechou um novo negócio: vai dividir o controle da SP Fashion Week com o atual dono do evento, Paulo Borges. A InBrands é da PCP, formada por ex-sócios do Pactual.

 

Com Paulo Celso Pereira. Colaborou Marcelo Bortoloti

Arquivo do blog