Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, agosto 07, 2008

E SE... por Ralph J. Hofmann

Estive pensando profundamente sobre as reservas indígenas e sua enorme extensão sob a desculpa de serem terras originalmente ocupadas pelos seus antepassados. Logicamente também teci considerações sobre os direitos dos quilombolas, e outras categorias, criadas nos laboratórios dos Dr Fazpouco, Dr. Calligari, Dr Mabuse, Professor Moriarty e Professor Silvana (o vilão que fazia o Capitão Marvel ganhar prestígio).

E francamente conclui que temos ainda outra reintegração de posse para fazer.

Temos de devolver as terras a partir das fronteiras ocidentais do Brasil até a linha de Tordesilhas ao Rei D’Espanha.

Sim, pois desde crianças aprendemos, e as crianças de hoje ainda estarão aprendendo, que as terras a Oeste da linha de Tordesilhas foram adquiridas a custa de muita chicana, grilagem e outras medidas de força ou matreirices.

Me dirão que faz muito tempo, que por usucapião as terras já são do Brasil, e me apresentarão muitos outros argumentos. Falarão das escrituras centenárias das terras. Das benfeitorias executadas, etc.

Mas se isto é verdade, a expulsão de arrozeiros no Norte, as invasões no Pontal do Paranapanema também estão sendo executadas contra pessoas de mais de cinco anos de ocupação, que têm pagado os impostos e laudêmios e o que seja e, portanto têm direito à terra, se não for por mais nada, devido ao usucapião.

Independentemente disto, lembro-me de ouvir na década de 60, conversas na mesa de cafézinho do meu pai, sobre estados do Brasil Central de que em troca do pagamento da escrituração e pagamento de impostos se obtinha terras. Acho que se dizia que isto era a base da arrecadação do Mato Grosso.

De qualquer forma, abandonando o assunto para o momento, devo dizer, que quando o Rei Juan Carlos assumir a coroa do Brasil, não só vou cobrar honorários dele por ter lançado esta idéia, como também vou processá-lo como descendente direto do Rei de Espanha que tomou as propriedades e bens da minha família quando esta saiu da Espanha em 1492.

Arquivo do blog