Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, março 14, 2005

Folha de S.Paulo - Fernando Rodrigues: A incompetência da Abin- 14/03/2005

FERNANDO RODRIGUES



BRASÍLIA - Sacudiu o mundinho da micropolítica a informação de que as Farc queriam doar US$ 5 milhões para candidatos petistas em 2002. Foi o que mostrou extensa reportagem de Policarpo Junior, na revista "Veja".
Inexistem provas de que o dinheiro veio. Só há indícios de que os guerrilheiros colombianos queriam mandar a ajuda. Na hipótese de a remessa ter sido consumada, fica um pouco maior a conta do estelionato eleitoral do PT. Lula governa para manter intacto os altos lucros dos bancos e aprofundar o sistema liberal na economia. Está longe de satisfazer algum desejo das Farc.
O fato assombroso desse episódio é a inépcia da Abin, dita Agência Brasileira de Inteligência (sic). O relatório sobre o dinheiro das Farc repousa desde 2002 nos arquivos dessa que deveria ser a versão local da CIA. O PT tomou posse em janeiro de 2003.
Abrem-se aí duas possibilidades. Primeiro, por incompetência dos petistas, os documentos nunca foram analisados nem muito menos contestados em público. Segundo, o PT leu o relatório e nada fez. Nesse caso, a incompetência beira a patologia.
O aspecto gerencial é a principal deficiência da administração federal do PT. Contrataram mais de 42 mil funcionários públicos desde a posse. Ganha uma estrelinha dourada produzida por Duda Mendonça quem apontar alguma melhora real nos serviços públicos do país.
O déficit gerencial não poderia ser diferente na Abin. O serviço secreto de Lula é comandado, é claro, por mais um de seus amigos -o delegado Mauro Marcelo. Pessoa afável, telefona para jornalistas e abriu as portas da agência para a mídia logo depois de tomar posse. Prometeu acesso amplo aos arquivos desse órgão, embora até agora só um ou outro papelucho tenha sido deliberadamente vazado.
Com a divulgação da suposta doação das Farc, é compreensível que exista tanta demora para a Abin abrir de uma vez seus arquivos. Talvez os arapongas petistas estejam, finalmente, lendo o que foi escrito sobre eles nos últimos 30 anos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog