Entrevista:O Estado inteligente

domingo, fevereiro 20, 2005

FOLHA ELIO GASPARI

ELIO GASPARI

O PT tem conserto. Chama-se PT

O governo deveria criar o Grupo de Trabalho Desengavetador do Petismo. Ele responderia à seguinte pergunta: Por que os çábios só acordam quando caem da cama?
A morte de uma freira disparou o Pacote Irmã Dorothy de medidas sensatas, necessárias e muito bem intencionadas. O que aconteceu? Estavam esperando um cadáver? Quem retinha essas medidas? Por quê? No outro episódio, o da medida provisória 232, o Planalto só decidiu recuar do avanço tributário em cima das empresas prestadoras de serviços depois que foi surrado na Câmara. Sabia que a MP estava morta havia mais de um mês.
Seria injusto criticar o governo por ter feito, depois de acusá-lo de não fazer. Tardios, o pacote e o recuo são melhor que nada.
Para evitar casos semelhantes, o Grupo Desegavetador do Petismo deveria estimular os comissários a esvaziar as gavetas onde jogaram as reivindicações dos movimentos sociais que fizeram do PT o PT e de Lula um sindicalista habilitado a assumir a Presidência da República.
Cada ministério tem uma gaveta cheia de projetos da sofrida militância petista. Uns não andam, como a reformulação do bilionário Sistema S. Outros, como o Primeiro Emprego e o Fome Zero, fracassaram mas não perderam a razão de ser. Há os que andam devagar, quase parando, como a regularização dos lotes urbanos na periferia das grandes cidades. Ou aqueles dos quais parece falta de educação falar, como os cursos noturnos nas universidades públicas.
Pode ser que metade dessas propostas estejam caducas. Algumas podem ser inviáveis. Outras não rendem resultados antes de 2006. Tudo bem, sobra a outra metade.
O recurso ao Pacote Irmã Dorothy mostra que o melhor do PT são os petistas, uma espécie que incomoda a turma dos charutos Cohiba mas que, na hora do aperto, sabe o que se pode fazer pelo andar de baixo.

Lula ensina o que não sabe

Lula acredita que Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil no dia 1º de janeiro de 2003 e que, por isso, a história do Brasil começou no dia de sua posse. Depois da coça de terça-feira, investido dos poderes de grão-explicador-de-seja-o-que-for, o companheiro informou:
"Eu não conheço nenhum momento em que um presidente (da Câmara) criou problema para o Poder Executivo".
Não conhece porque não pergunta. Em 1966 o presidente Castello Branco jogou-se numa disputa para eleger o deputado Adauto Lúcio Cardoso (irmão do romancista) contra o então presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli. Adauto era a correção em pessoa. Mazzilli era tudo o que Severino Cavalcanti gostaria de ser, inclusive pelo corte dos ternos. O candidato de Castello elegeu-se exclusivamente por conta da energia que recebeu do Planalto.
Nos seus entendimentos com o marechal, o novo presidente da Câmara obteve a garantia de que não seriam cassados mais mandatos de deputados. Castello cassou seis mandatos, Adauto insurgiu-se e recusou-se a aceitar a cassação. No dia 20 de outubro de 1966 a tropa de Castello cercou e fechou a Câmara por cerca de um mês. Adauto renunciou ao cargo e, mais tarde, aceitou uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.
Toda essa história fica mais divertida quando se sabe que na madrugada do dia 20 o chefe do SNI, general Golbery do Couto e Silva, foi avisado de que o dispositivo do governo cortaria a energia elétrica do prédio do Congresso. À hora anunciada, Golbery foi para a janela do seu gabinete, fitou o Congresso e esperou apagão. Fez-se a treva no Planalto, inclusive na sala do Bruxo. As luzes do Congresso só se apagaram mais tarde, às 5h.
Sempre que os inquilinos do Planalto acham que sabem de tudo ou que podem tudo, alguma coisa sai errado.

Receita Livre
Vem aí a temporada de entrega das declarações de Imposto de Renda. Irá até 28 de abril. °°°Durante o tucanato os contribuintes tinham que usar o sistema Windows para se comunicar com a Receita Federal. Desde que Lula foi empossado o governo promete quebrar esse monopólio. No ano passado, com atraso e dificuldades, ofereceu-se a alternativa de uso da base Linux. °°°Neste ano, a promessa é de que a partir do dia 1º de março a choldra estará livre do Compulsório Bill Gates. A nova versão está em fase de teste. Tomara que funcione. °°°Nos Estados Unidos, um país reconhecidamente miserável, há dezenas de organismos oficiais fugindo do sistema Windows (e de seus custos). Está prometida para este mês a franquia do acesso a um arquivo de programas para o serviço público, hospedado no Massachusetts Institute of Technology, o MIT. °°°(Orgulhosamente globalizada, a Microsoft está recolhendo 14 milhões de videogames Xbox. A choldra de Pindorama vai micar pois a mercadoria não é vendida no Brasil. Ou seja: falta de sorte de quem a comprou em outra praça.)

Tucanologia
O presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo, nunca gostou da idéia de eleger Luiz Eduardo Greenhalgh para a presidência da Câmara. Nem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O Rolex do PTB
Antes de sua villeggiatura cubana o comissário José Dirceu decidiu centralizar as pressões sobre o PTB para eleger Greenhalgh. Deram-lhe certeza de que os votos seriam entregues. E assim Dirceu ganhou o segundo relógio Rolex falso do PTB. O primeiro veio em 2003.

Pobreza teimosa
E assim falou Lula na quarta-feira aos chefes de Estado do Caribe: "O poder político dos ricos só poderá ser contrabalançado com o poder político dos pobres". °°°No mesmo dia, o Banco Central do Brasil aumentou a taxa de juros para 18,75% ao ano, a maior do mundo. °°°Como diria o doutor Henrique Meirelles, com a taxa de juros de Lula, no Brasil só é pobre quem quer. °°°Exemplo: O companheiro ganha R$ 3.600 mensais como aposentado da ditadura. A 18,75%, ao ano esse dinheiro rende o suficiente para pagar o salário mínimo de um bípede por doze meses e ainda sobra. Tudo sem mexer no principal.

Lei de Sen
Perguntaram ao professor Amartya Sen, premio Nobel de Economia de 1998, o que ele achava da situação da Serra Leoa, pequeno país africano mergulhado numa guerra civil. Resposta: "Eu tenho por norma não opinar sobre países cujo território nem sequer sobrevoei, pelo menos uma vez, de dia". °°°Se a Lei de Sen vigorasse no Brasil, a choldra seria poupada de ouvir muita bobagem. °°° (Nos anos 60, depois de perceber que sobrevoava o Brasil há mais de uma hora, o presidente italiano Giuseppe Saragat rasgou seus discursos e disse para os assessores que eles não tinham entendido que terra era aquela.)

Acesso inútil
Dois comissários do PT-Federal reuniram-se e, num gesto de grande humildade, concluíram que há uma muralha dificultando o acesso ao Palácio do Planalto. °°°Pura ilusão. °°° O Palácio do Planalto é que está sem acesso, até mesmo aos petistas com cabeça própria.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog