Entrevista:O Estado inteligente

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

FH diz que nunca deixou de mandar apurar denúncias e exige que Lula se retrate

FH diz que nunca deixou de mandar apurar denúncias e exige que Lula se retrate

Globo Online

BRASÍLIA - Em nota divulgada nesta sexta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso atribui à "falta de controle verbal" as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que admitiu ter silenciado sobre denúncias de corrupção durante as privatizações das estatais, realizadas no governo passado, em nome da governabilidade. Fernando Henrique se disse perplexo e indignado com as palavras de Lula e pede a "indicação concreta dos fatos aludidos" e a retratação de Lula.

"Chocou-me ver um presidente fazer denúncia anônima e genérica, pois em tese todos os responsáveis por grandes unidades estatais podem se sentir atingidos e, pior ainda, vê-lo praticando o delito de acobertamento", diz a nota.

Fernando Henrique diz ainda que não tem o menor interesse em encobrir fatos ocorridos durante os oito anos em que governou o Brasil e afirma que mandou apurar todas as denúncias que chegaram até ele, mesmo quando tinham objetivos políticos.

"Jamais obstaculizei a Justiça ou a Procuradoria, mesmo quando as acusações, como hoje se sabe, tinham fundamento político e poderiam causar danos ao país na área financeira", diz o ex-presidente.

Eis a íntegra da nota:

"Li com perplexidade e indignação palavras proferidas pelo Exmo.Sr. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em comício realizado no Espírito Santo. Chocou-me ver um Presidente fazer denúncia anônima e genérica, pois em tese todos os responsáveis por grandes unidades estatais podem se sentir atingidos e, pior ainda, vê-lo praticando o delito de acobertamento.

Como ex-presidente tenho o direito de esperar de Sua Excelência a indicação concreta dos fatos aludidos, dizendo quem denunciou e quem foi denunciado, para que possam ser investigados. Não tenho o menor interesse em que se encubram fatos ocorridos durante os oito anos em que governei o Brasil. Mandei apurar todas as denúncias que chegaram a mim. Jamais obstaculizei a Justiça ou a Procuradoria, mesmo quando as acusações, como hoje se sabe, tinham fundamento político e poderiam causar danos ao país na área financeira. Não há de ser agora, quando não mais exerço funções públicas, que deixaria de me interessar pela apuração de eventuais desvios de conduta ocorridos.

Se, entretanto, tudo não tiver passado de um rompante diante de críticas que tenho feito ao governo, lamento a falta de controle verbal e espero a necessária retratação.

A palavra está com S.Excia. o Presidente Lula. Se calar, caberá ao Congresso exigir que a lei se cumpra.

Fernando Henrique CardosoSão Paulo, 25 de fevereiro de 2005"

Nenhum comentário:

Arquivo do blog