Entrevista:O Estado inteligente

sábado, novembro 07, 2009

VEJA REcomenda e Os mais vendidos

EXPOSIÇÃO

Divulgação
EXPOSIÇÃO
Obra do gaúcho Vergara: no MAM do Rio, a veia gráfica do pintor


CARLOS VERGARA: A DIMENSÃO GRÁFICA
(A PARTIR DA SEXTA-FEIRA 13 NO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO)
• Essa grande mostra - são 200 trabalhos em diversos suportes e dimensões - tem como fio condutor a linguagem gráfica que atravessa toda a produção do artista plástico gaúcho Carlos Vergara, 68 anos, radicado no Rio de Janeiro desde 1954. O resultado é um conjunto que permite acompanhar os quase cinquenta anos de estrada de Vergara, resgatando uma face pouco conhecida de sua obra, cuja principal referência é a pintura. A mostra terá trabalhos como a instalação para a Capela do Morumbi, em São Paulo, e o famoso painel de desenhos de 20 metros de comprimento feito para a Bienal de Veneza de 1980. O Carnaval, tema que seduziu o artista a partir dos anos 70, também ocupa lugar de destaque, em camisetas, fantasias e um grande conjunto de máscaras.

DISCO

RADITUDE, WEEZER (UNIVERSAL)
• Rivers Cuomo, guitarrista e vocalista do quarteto americano Weezer, tem a alma encharcada de cultura pop. Ele conhece todos os riffs de guitarra pegajosos dos anos 60. Além disso, é capaz de misturar, num mesmo verso, menções a Titanic e ao trash metal do Slayer, ou de dizer que sua paixão é tão intensa que ele seria capaz de fazer o moonwalk numa corda bamba - essas pérolas estão em (If You’re Wondering If I Want You To) I Want You To e I’m Your Daddy. O resultado é singular - e surpreendentemente agradável até para ouvintes que não são nerds como ele. A quem interessar possa: no site do Weezer,Raditude pode ser adquirido juntamente com o Snoogie, uma mistura de camisola e cobertor. Isso também é Rivers Cuomo.

TELEVISÃO

Divulgação
TV
Segura a Onda:
o elenco de Seinfeld volta à cena


SEGURA A ONDA
(CURB YOUR ENTHUSIASM; SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 20H30, NA HBO)
• Larry David participou do humorístico Saturday Night Live e foi um dos criadores de Seinfeld, dois fenômenos culturais das últimas décadas. Segura a Onda, atualmente em seu sétimo ano, é seu primeiro voo-solo. David escreve e produz o show, além de interpretar a si próprio - um comediante que tem um quê de detestável (e os fãs de Seinfeld não demoraram a perceber que George Constanza era um alter ego do próprio David). O chamariz desta nova temporada é a reunião dos quatro protagonistas de Seinfeld - a saber, Jerry Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus, Michael Richards e Jason Alexander. É a primeira vez que eles atuam juntos desde o fim da série, em 1998. O quarteto vai aparecer no episódio do dia 23. Na história, David se separa da mulher e, no que só pode ser uma má ideia, pede ajuda aos amigos para reconquistá-la.

LIVRO

SOBRE A AMIZADE E OUTROS DIÁLOGOS, SOBRE A FILOSOFIA E OUTROS DIÁLOGOS, SOBRE OS SONHOS E OUTROS DIÁLOGOS, DE JORGE LUIS BORGES E OSVALDO FERRARI (TRADUÇÃO DE JOHN O'KUINGHTTONS; HEDRA, 230, 251 E 248 PÁGINAS; 20 REAIS CADA VOLUME)
• Criador de geniais especulações ficcionais sobre a natureza da memória, como os contos Funes, o Memorioso e A Memória de Shakespeare, o argentino Jorge Luis Borges (1899-1986) possuía, ele mesmo, uma memória prodigiosa para a literatura. Nestes três volumes de conversas com o poeta e ensaísta argentino Osvaldo Ferrari, o escritor fala de Platão, Dante, Henry James e Kafka como quem lembra velhos amigos, sempre com sua elegância e ironia típicas (Borges era uma espécie de vitoriano portenho). Cultor de sua biblioteca íntima, Borges surpreende-se com o "ascetismo" das pessoas que não leem: "É como se se negassem à água, à respiração, ao sabor das frutas", diz. Trecho do livro.

DVDs

Divulgação
DVD
Frente a Frente com o Inimigo:
visão única do fim do apartheid


FRENTE A FRENTE COM O INIMIGO
(ENDGAME, INGLATERRA, 2009. SWEN)
• Em 1988, Michael Young, funcionário de uma mineradora com negócios na África do Sul, conseguiu juntar em uma mansão no campo inglês os dois lados que se digladiavam na política daquele país: representantes do Congresso Nacional Africano, cuja maior estrela, Nelson Mandela, estava ainda na prisão, e defensores linha-dura do apartheid, um dos regimes mais detestáveis da história. Young queria proteger os interesses de sua empresa, já que a insurreição crescente dos negros sul-africanos ameaçava desestabilizar o país e, claro, também os investimentos feitos nele. Os partidários do apartheid, por sua vez, queriam usar os encontros para espionar o inimigo. Para surpresa de todos, a iniciativa ganhou corpo e seriedade e culminou no acordo que poria fim ao regime. Na direção de Pete Travis, e com um elenco extraordinário, o relato desse episódio transborda tensão e expectativa.

Trailer

Divulgação
DVD
Os Falsários: o dilema moral da sobrevivência de um judeu ao nazismo


OS FALSÁRIOS
(DIE FÄLSCHER, ÁUSTRIA/ALEMANHA, 2007. EUROPA)
• Quando o judeu Salomon Sorowitsch, um exímio falsificador de dinheiro, foi parar em um campo de concentração, os nazistas lhe propuseram um acordo faustiano: enquanto comandasse o time de prisioneiros encarregado de forjar imensas quantias de libras e dólares - o que tornaria ainda mais extremas as dificuldades econômicas dos aliados -, ele sobreviveria. Salvar a própria pele e assim promover a vitória do inimigo, ou sacrificar-se em prol da lealdade e de um bem maior? Instado pelo companheiro idealista Adolf Burger (em cujas memórias o roteiro se baseia), Salomon tentou fazer ambas as coisas ao mesmo tempo, em uma história verídica narrada pelo diretor austríaco Stefan Ruzowitzky, neste filme ganhador do Oscar de produção estrangeira, com um senso agudo de seu dilema moral.

Trailer

Os mais vendidos

Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

[A|B#]
A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Cultura, Fnac, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano, Submarino.

Arquivo do blog