Entrevista:O Estado inteligente

quinta-feira, novembro 12, 2009

Adriano Pires: 'Faltam investimento e gestão mais moderna'

Bruno Villas Bôas -
11.11.2009
|
12h47m
INFRAESTRUTURA DE TERCEIRO MUNDO

CLICAR AQUI

O especialista em energia Adriano Pires disse ao blog que existe tecnologia para impedir blecautes com o que ocorreu nesta madrugada, aplicados em países como Estados Unidos e Canadá. Para ele, faltam investimento em linhas de transmissão e uma administração mais moderna do sistema interligado brasileiro.

Adriano disse que nos Estados Unidos e Canadá os sistemas são desenvolvidos com tecnologia capaz de evitar a queda de energia mesmo em nevascas, eventos climáticos muito mais agressivos que as chuvas e ventos do Paraná. Ele citou ainda a tecnologia smart grid, a chamada rede inteligente.

— Quando a energia cai nesses países, três cidades são afetadas. Por aqui, metade do país fica desligado. Foram 10 estados e centenas de cidades. O Brasil tem sido muito elogiado por sua economia, mas tem uma infraestrutura de terceiro mundo — afirma o especialista, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie).

Segundo ele, os erros da transmissão da energia gerada por Itaipu se repetem na construção das usinas do rio Madeira, que terá uma linhão de transmissão da energia para levar a carga os centros consumidores.

— Esse evento mostrou a vulnerabilidade do sistema inteligado em uma país que vai sediar Copa do Mundo e Olimpíadas. Bolsa sobe, real valoriza, mas não tem infraestrutura de energia, portos, rodovias, aeroportos — afirma.


Arquivo do blog