Entrevista:O Estado inteligente

sábado, março 07, 2009

VEJA Recomenda


LIVRO

Brian Hamill/Getty Images
John Lennon: biografia equilibrada e reveladora do Beatle assassinado em 1980

JOHN LENNON: A VIDA, de Philip Norman (tradução de Roberto Muggiati; Companhia das Letras; 856 páginas; 69 reais)

• Biografias de John Lennon existem às pencas. O diferencial do livro de Philip Norman – que já havia escrito uma biografia dos Beatles – foi retratar o autor de Imagine de uma perspectiva muito equilibrada, sem sensacionalismo, mas também sem beatificar o biografado. O livro é realmente completo: narra a trajetória dos Beatles e a carreira-solo de Lennon com uma atenção impressionante às minúcias, iluminando a personalidade surpreendentemente insegura e contraditória de John Winston Lennon. O músico teve uma infância problemática: desgarrado do pai e da mãe divorciados, viveu grande parte da infância com uma tia, Mimi, em Liverpool, experiência que lhe deixou a sensação de não ser amado. Reaproximou-se da mãe, Julia, na adolescência – e Norman levanta a hipótese, que não chega a provar, de que ambos poderiam ter tido uma experiência incestuosa. O cantor também se sentia atraído pelo companheiro Stu Sutcliffe (que morreu antes de os Beatles gravarem seu disco de estreia), mas se enfurecia se levantassem alguma dúvida sobre sua heterossexualidade. Norman exime-se de fazer análises mais profundas sobre esses demônios íntimos do cantor assassinado em 1980. Ele apenas apresenta os fatos e espera que o leitor tire suas conclusões. Leia trecho.

DVD

Divulgação

Johnny Depp e Al Pacino em Donnie Brasco: a angustiada vida dupla de um agente infiltrado na Máfia

DONNIE BRASCO (Estados Unidos, 1997. Sony)

• Na década de 70, o agente federal Joseph Pistone se infiltrou na máfia nova-iorquina. Sob o nome de Donnie Brasco, ele estreitou uma amizade com Lefty Ruggiero, gângster que lhe abriu as portas da organização criminosa, colheu preciosas informações policiais, mas também viu sua vida íntima desmoronar. Baseado nas memórias de Pistone, o filme à primeira vista parecia uma reunião de improbabilidades: seu diretor, o inglês Mike Newell, vinha do sucesso romântico Quatro Casamentos e Um Funeral; para o papel do agente escolheu-se Johnny Depp, cujo talento era ainda uma incógnita; e Anne Heche, como a mulher de Pistone, estava no centro das atenções pelo namoro lésbico com Ellen DeGeneres. O saldo, porém, foi sólido. O elenco todo se mostra impecável, a começar por Al Pacino, como o tristíssimo Lefty. E Newell capta em detalhe a angústia de Pistone em se tornar cada vez mais parecido com as pessoas que despreza – e ter de trair a única delas que, apesar dos pesares, tem algum valor.

DISCO

Divulgação


The Prodigy: pauladas
perfeitas para a pista
de dança

INVADERS MUST DIE, The Prodigy (Atração)

• Liderado pelo DJ e produtor Liam Howlett, o Prodigy alcançou as primeiras posições das paradas dos Estados Unidos e da Inglaterra com o disco The Fat of the Land (1997) – no qual cruzava a agressividade do rock com batidas eletrônicas. O grupo passou por um período de instabilidade no início da década, mas está novamente afiado com Invaders Must Die. O retorno do Prodigy se deve ao estouro da new rave, um subgênero da música eletrônica criado por bandas como Klaxons. A diferença é que o Prodigy é bem melhor do que seus pretensos seguidores. Invaders Must Die tem batidas agressivas – atente para a "paulada" de Run with the Wolves, que traz a participação do baterista Dave Grohl, ex-Nirvana – e canções perfeitas para madrugadas de dança, como Warriors Dance.

TELEVISÃO

Divulgação
Glenn Close em Damages: uma das melhores heroínas – e das maiores canalhas – dos seriados recentes

DAMAGES (Terças-feiras, às 21h, no AXN)

• A advogada Patty Hewes é uma das grandes representantes dos "heróis canalhas" que vêm aparecendo no seriados americanos. A cada guinada do roteiro de Damages (assinado pelos irmãos Glenn e Todd A. Kessler, este último da equipe de criadores de Família Soprano), o espectador sai com menos certeza sobre as motivações da personagem de Glenn Close. A segunda temporada da série mantém o suspense da primeira. Agora, o FBI investiga Patty com o auxílio da protegida que ela já tentou matar (Rose Byrne). Arthur Frobisher (Ted Danson), o empresário corrupto que a advogada derrotou nos tribunais, recupera-se de um atentado. E o ator William Hurt entra em cena como um personagem misterioso que lançará Patty em uma nova intriga.

Cinemateca VEJA

Uma garota de programa (Julia Roberts) é contratada como acompanhante por um milionário (Richard Gere). De início, ele acha que ela é como qualquer outra; e ela acha que ele é de um mau humor incontornável. Pouco a pouco, ambos percebem que estão errados: Vivian é na verdade uma princesa, e Edward é seu príncipe – de um jeito moderno e cheio de imperfeições, é verdade, o que de maneira nenhuma os torna menos certos um para o outro. Uma Linda Mulher, que a Cinemateca VEJA lança neste sábado no país (menos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro), não demonstrou apenas que os contos de fadas não ficam ultrapassados. Provou, antes de mais nada, que mesmo os adultos nunca deixam de sonhar com eles.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta semana: Matrix, a revolucionária ficção científica com Keanu Reeves.

Como comprar a Cinemateca VEJA

Em bancas, livrarias e redes de supermercados, a 13,90 reais o
exemplar avulso. Para assinar, ligue 3347-2180 (Grande São Paulo)
ou 0800-775-3180 (outras localidades), de segunda a sexta-feira,
das 8 às 22 horas. Pela internet, acesse www.assineabril.com

Publicidade



[A|B#] – A] posição do livro na semana anterior
B] há quantas semanas o livro aparece na lista
#] semanas não consecutivas

Fontes: Balneário Camboriú: Livrarias Catarinense; Belém: Laselva; Belo Horizonte: Laselva, Leitura; Betim: Leitura; Blumenau: Livrarias Catarinense; Brasília: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano; Campinas: Cultura, Fnac, Laselva, Siciliano; Campo Grande: Leitura; Caxias do Sul: Siciliano; Curitiba: Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Saraiva, Siciliano; Florianópolis: Laselva, Livrarias Catarinense, Siciliano; Fortaleza: Laselva, Siciliano; Foz do Iguaçu: Laselva; Goiânia: Leitura, Saraiva, Siciliano; Governador Valadares: Leitura; Ipatinga: Leitura; João Pessoa: Siciliano; Joinville: Livrarias Curitiba; Juiz de Fora: Leitura; Jundiaí: Siciliano; Londrina: Livrarias Porto; Maceió: Laselva; Mogi das Cruzes: Siciliano; Mossoró: Siciliano; Natal: Siciliano; Navegantes: Laselva; Niterói: Siciliano; Petrópolis: Nobel; Piracicaba: Nobel; Porto Alegre: Fnac, Cultura, Livrarias Porto, Saraiva, Siciliano; Recife: Cultura, Laselva, Saraiva; Ribeirão Preto: Paraler, Siciliano; Rio Claro: Siciliano; Rio de Janeiro: Argumento, Fnac, Laselva, Saraiva, Siciliano, Travessa; Salvador: Saraiva, Siciliano; Santa Bárbara d’Oeste: Nobel; Santo André: Siciliano; Santos: Siciliano; São José dos Campos: Siciliano; São Paulo: Cultura, Fnac, Laselva, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Martins Fontes, Nobel, Saraiva, Siciliano; São Vicente: Siciliano; Sorocaba: Siciliano; Uberlândia: Siciliano; Vila Velha: Siciliano; Vitória: Laselva, Leitura, Siciliano; internet: Cultura, Fnac, Laselva, Leitura, Nobel, Saraiva, Siciliano.



Clique aqui para acessar a lista estendida de livros mais vendidos

Arquivo do blog